Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Mais de quatro mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Guabiruba

A novidade de 2017 é a inclusão dos professores no grupo prioritário;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – Guabiruba possui 4.322 pessoas pertencentes aos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciada na segunda-feira, 17, e prevista para ser encerrada no dia 26 de maio. A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 16h30 e na Policlínica das 7h30 às 17h30, sem fechar para o almoço. O Dia D, em que a Policlínica fica aberta durante todo o dia será no sábado de 13 de maio.

Devem procurar a imunização pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada. A maior parte do público alvo a ser imunizado no município são idosos (1.639), seguido de pessoas com comorbidades (924), crianças de 2 a 4 anos (696), bebês de 6 meses a 2 anos (401), professores (289), gestantes (200), trabalhadores de saúde (140) e puérperas (33).

A novidade de 2017 é a inclusão dos professores no grupo prioritário, que precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino. Já a documentação necessária para as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais é a prescrição médica com a indicação para a vacina. É importante levar consigo a carteira de vacinação e documento de identificação.

Diante do que foi registrado no inverno do hemisfério norte e no final da estação do ano passado em Santa Catarina, a previsão é que prevaleça a circulação do H3N2. A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o agravamento da doença.

Todas as informações sobre o assunto podem ser verificadas no site http://www.gripe.sc.gov.br/#/principal.

Dicas de prevenção

Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar;

Coloque o lenço usado no lixo;

Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão;

Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando – as imediatamente;

Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável;

Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe;

Mantenha -se distante de locais com aglomerações de pessoas;

Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.