Unifebe Vargas

Guabiruba implanta Núcleo de Apoio à Saúde da Família

O objetivo do NASF é contribuir com o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Guabiruba implanta NASF _ Bairro Imigrante (1)

Foto Prefeitura de Guabiruba – 

Guabiruba – A administração municipal de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, implantou no município o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), um programa do Ministério da Saúde composto por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada apoiando os profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF). O objetivo do NASF é contribuir com o cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cuidado que se transforma em diferentes programas, como “Hiperdia” (acompanhamento aos usuários hipertensos e diabéticos), “Grupo de Gestantes”, “Grupo de Puérperas” e “Alimentar-se Bem é Tudo de Bom”. “Esses programas tem ações de saúde mais focadas em diferentes públicos com ênfase na prevenção e promoção da saúde”, explica a secretária de Saúde de Guabiruba, Patrícia Heiderscheidt.

A coordenadora do NASF é a fonoaudióloga Cristiane Monestel, que atuará também com profissional de saúde na sua área de formação. “Estamos nos estruturando e o objetivo é contar com a equipe multidisciplinar atuando sob a perspectiva do cuidado integral ao usuário, permitindo desta forma realizar ações de educação em saúde, capacitações aos profissionais da atenção básica e realizar atendimento compartilhado com a equipe tanto na Unidade de Saúde como nas visitas domiciliares”, afirma.

Alimentar-se Bem é Tudo de Bom

Um dos programas em andamento é o “Alimentar-se Bem é Tudo de Bom”, realizado nas Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de incentivar a prática de hábitos alimentares e estilo de vida saudável e prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

“Este projeto ocorre em todas as ESFs, sendo um encontro por mês, com início em março e término em novembro. Os locais que utilizamos para os encontros estão sendo cedidos pela comunidade para que um bom público possa participar”, detalha a nutricionista do NASF, Fernanda Habitzreuter.

A pensionista Alaide Maria Nicoletti, 56 anos, soube do programa pelo enfermeiro da sua Unidade Básica de Saúde, Anderson Roberto Pereira. Ela conta que levou a nora, neto e a sobrinha da nora para o programa. “Precisamos perder peso por uma questão de saúde. Está sendo bem interessante e divertido. Com certeza vamos acompanhar os encontros até o final”, avaliou ela durante o encontro para os moradores do bairro Imigrante ocorrido na Sociedade dos Metalúrgicos.

O calendário de encontros dos programas preventivos e de promoção à saúde pode ser conferido na agenda do site www.guabiruba.sc.gov.br e os interessados devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Mais informações pelo telefone 3354-2313.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.