Unifebe Vargas Neni

Grupo de Tabagismo auxilia pacientes a parar de fumar

Cerca de 50 pessoas pararam de fumar, somente este ano, com auxílio do Grupo de Tabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Rita. Neste período foram realizadas oito turmas, alcançando o número de cem participantes.

No início os encontros são realizados semanalmente e depois quinzenalmente, com o objetivo de discutir temas sobre o vício. O trabalho é feito com material didático, dinâmicas de grupo, vídeos que explicam os malefícios do cigarro, além de depoimentos de pacientes que conseguiram parar de fumar.

De acordo com a enfermeira Érica Freire quando o paciente busca ajuda é realizado um estudo clínico por uma equipe de profissionais da saúde e depois é pensado no tratamento adequado ao indivíduo. “Fizemos acompanhamento com o paciente durante e após o término dos encontros do grupo para estimular e manter os ensinamentos e manter uma conexão e proximidade”.

José Bernardes de Assis Neto, 59 anos, fumou por 45 anos e em uma visita de uma agente comunitária de saúde (ACS) foi convidado a participar do grupo. “É um sonho deixar de fumar e esse grupo faz a gente acreditar que pode, dá muita força em acreditar em você mesmo, fortalecer teu psicológico para você conseguir deixar de fumar”. Ele ressalta que desde o primeiro encontro sentiu a diferença, o que fez mudar sua rotina de fumante. “No início diminuí o consumo de três para uma carteira de cigarro ao dia. Agora consegui parar de fumar definitivamente”.

Os interessados em parar de fumar devem procurar a UBS mais próxima para obter informações de como proceder.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.