Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Equipe da vigilância orienta sobre o vírus da raiva no Cyro Gevaerd

IMG-20150824-WA0003

Foto: divulgação –

A Vigilância Epidemiológica de Brusque realizou um trabalho preventivo junto à comunidade do Loteamento Cyro Gevaerd durante este mês, a fim de orientar os moradores sobre o vírus da Raiva. A iniciativa deve-se à identificação de um caso confirmado da doença em um morcego insetívoro, capturado e analisado por profissionais da área.

Em parceria com agentes comunitários de saúde da Unidade Básica de Saúde do bairro, foram visitadas 489 residências, das quais 247 encontravam-se fechadas. Nos locais onde os moradores encontravam-se presentes, a equipe orientou as famílias sobre a situação e sobre como proceder em caso de suspeita de raiva, pois a doença é transmissível e atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos e também o homem.

Na região, foram contabilizados 393 cães e 60 gatos, incluindo as residências fechadas. De todas as casas verificadas, foram encontrados morcegos no telhado ou forro de 72. Destas, 20 possuíam algum tipo de animal de estimação. Agora, por recomendação Vigilância Epidemiológica Estadual, as equipes farão um bloqueio vacinal nos próximos dias, imunizando os animais da localidade contra a doença.

Saiba mais

A transmissão da Raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com a pele ou com a mucosa por meio da mordida, arranhão ou lambedura do animal. A Raiva pode apresentar três ciclos de transmissão: urbano (representado principalmente por cães e gatos); rural (representado principalmente por animais de produção, como bovinos, equinos e suínos); e silvestre (representado por raposas, macacos, e, principalmente, morcegos).

Todos os animais infectados apresentam sintomas como mudança de hábito e de comportamento, salivação abundante, falta de coordenação motora, paralisia das patas traseiras e dificuldade de engolir. Em caso de suspeita, caso o animal apresente comportamento anormal, deve-se informar à Secretaria de Saúde, seja ele agressivo ou não.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.