Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Dia Mundial da Saúde lembra importância de falar sobre a depressão

No 7 de abril, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover atividades em frente à policlínica que envolvem o tema deste ano: a depressão;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – Durante o Dia Mundial da Saúde, comemorado na sexta-feira, 7 de abril, a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, irá promover atividades em frente à policlínica que envolvem o tema deste ano: a depressão.

Alimentação saudável, exercícios físicos, brincadeiras, entre outras dinâmicas estarão disponíveis aos interessados das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h. O objetivo é levar informações sobre a doença e formas que auxiliam a combater e prevenir os casos de depressão que, conforme a Organização Mundial de Saúde – OMS, aumentaram quase 20% na última década, transformando-se na maior causa de incapacidade no mundo.

A psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriele Dahmer Otero, explica que o tema foi selecionado pela OMS por ser uma das doenças que crescem ano após ano e que uma das barreiras sobre o assunto a serem transpostas é o preconceito. “Precisamos tirar esses estigmas em relação à doença. As pessoas não têm vergonha de dizer que estão com diabetes, hipertensão, mas possuem muita vergonha em falar que estão com depressão”, pontua a psicóloga.

Ela ressalta que a doença é uma das principais causas que leva ao suicídio e que as pessoas devem ficar atentas quando há uma tristeza permanente e uma perda de interesse pelas atividades que costumam gostar. “Na sexta-feira nós vamos ter diferentes atividades em frente à policlínica e vamos falar sobre depressão, que é uma doença como qualquer outra”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3308-3161.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.