Unifebe Vargas TEVAH

Confirmada primeira morte por gripe A em 2017 na cidade

A person with a suspected case of H1N1 influenza virus waits outside Miguel Couto hospital in Rio de Janeiro July 23, 2009. The flu strain has killed 29 people in Brazil, the Health Ministry said on Wednesday. REUTERS/Sergio Moraes (BRAZIL HEALTH)

 

​A Vigilância Epidemiológica confirmou a primeira morte devido a Influenza A, subtipo H3N2, em Brusque. Trata-se de um homem, de 29 anos, que estava internado no Hospital Azambuja. Até o momento foram registrados dez casos suspeitos da doença, sendo que cinco foram descartados, dois ainda aguardam confirmação e três deram positivo. As outras duas pessoas diagnosticadas com Influenza A já se recuperaram e tiveram alta.

A Campanha de Vacinação contra Influenza A encerra nesta sexta-feira (9), porém a imunização será realizada até terminarem os estoques. O Ministério da Saúde ampliou a vacinação para toda a população, portanto, qualquer pessoa pode ir até uma Unidade Básica de Saúde com sala de vacina e receber a dose. As salas de vacina funcionam das 8h às 12h e das 13h às 16h30. É necessário ter em mãos um documento de identificação, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Até o momento foram vacinados 70,37% do grupo prioritário da campanha. Os idosos foram os que mais aderiram à vacina, com 80%, seguidos pelas gestantes, com 73,13%. Já puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e crianças foram os grupos com menor adesão, com 51% e 58%, respectivamente.

Previna-se

Além da vacinação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Natália Cabral Marchi, ressalta os cuidados que as pessoas devem ter para evitar o contágio da doença. “O cuidado principal é lavar sempre as mãos, além disso, deve-se evitar lugares fechados e com aglomeração, usar álcool gel e cobrir a boca ao tossir ou espirrar”.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.