Unifebe Vargas TEVAH

Colaboradores do Hospital de Azambuja participam de campanha sobre higienização das mãos

Makingoff campanha

O Hospital Azambuja, de Brusque, iniciou ontem, 19, a Semana Interna de Prevenção aos Acidentes no Trabalho (SIPAT). Será uma semana inteira de ações internas e palestras promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), entre elas o lançamento de uma campanha feita através de vídeo sobre “Higienização correta das Mãos”. “É muito bom ver todos os nossos colaboradores envolvidos num trabalho de conscientização que partiu deles e que vai preservar a saúde de todos e da comunidade que atendemos e, claro, dos seus próprios familiares”, destacou o diretor administrativo do hospital, Pe. Nélio Roberto Schwanke.

As atividades da SIPAT começaram com dicas da enfermeira Leila Sani e apresentação de um vídeo gravado também com os colaboradores do hospital, sobre a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Em seguida, aconteceu uma palestra sobre “Alimentação para Diabéticos”, ministrada pelo nutricionista do hospital, Rafael Caviquioli, que é especialista em nutrição esportiva, fisiologia do exercício e nutrição clínica funcional. O profissional apresentou os números de diabéticos no Brasil, como ela age no organismo e dicas de prevenção da doença e de como viver com saúde, mesmo tendo que seguir prescrições médicas. 

 

Nesta terça-feira, 20, será a vez de ações práticas sobre “Rota de Fuga e Uso de Extintores”, com o Cabo Jean Carlos Sophiatti , da 3ª Companhia de Bombeiro Militar de Brusque e na quarta-feira, 21, acontecerá a apresentação oficial do vídeo da Campanha “Higienização das Mãos”, coordenada pelas enfermeiras Renata Pacheco, da Educação Continuada e pela biomédica Camila Lima Diogo, da Agência Transfusional. O vídeo foi apresentado à imprensa e diretoria na última segunda-feira, durante uma coletiva para anúncio de outras novidades do hospital.

A campanha de higienização começou em setembro, quando todos os colaboradores do Hospital Azambuja receberam um frasco de álcool em gel durante e treinamento de lavagem correta das mãos. “Nós mostramos os cuidados básicos que eles devem ter como utilização de água e sabão ou preparação alcoólica ou anti-séptico, bem como observar o uso de um determinado produto conforme as indicações, seja quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais ou quando não estiverem visivelmente sujas ou se destinam à higienização anti-séptica das mãos e degermação da pele”, explica a enfermeira Renata. Ainda segundo ela, a Anvisa considera essa a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde, pois previne e reduz as infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

A campanha resultou num vídeo gravado com mais de 100 colaboradores do Hospital Azambuja e que em poucos minutos já teve quase 400 visualizações no Youtube. (Veja link abaixo). A produção do vídeo contou com o apoio da MED Vídeo Produções e VKings, com áudio de Bia Barros, Mimi Reis e Marcos Deichmann (coordenador do Centro de Imagem do hospital).

A Semana de Prevenção a Acidentes no Trabalho prossegue na quinta-feira, 22, com palestra do médico infectologista, Dr. Ricardo Alexandre Freitas, que vai falar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e encerra na sexta-feira, 23, com Emiliano Daniel de Souza, que é professor com mestrado em língua e literatura inglesa e contador de histórias. O tema do encontro será: Atividade para participar, refletir e se alegrar.

 

As atividades da SIPAT no Hospital Azambuja acontecem no antigo Asilo do hospital, das 14h30 às 15h30.

 

 

 

Confira a programação da SIPAT no Hospital Azambuja:

19 à 23 de outubro de 2015

 

Dia 19/10 – segunda-feira – Rafael Caviquioli – Nutricionista – Especialista em Nutrição Esportiva, Fisiologia do Exercício e Nutrição Clínica Funcional – Tema: Alimentação para Diabéticos

 

Dia 20/10 – terça-feira – CB Jean Carlos Sophiatti – 3ª Companhia de Bombeiro Militar  – Tema: Rota de Fuga e Uso de Extintores

 

Dia 21/10 – quarta-feira – Renata Pacheco – Enfermeira da Educação Continuada e Camila Lima Diogo – Biomédica da Agência Transfusional – Tema: Higienização das Mãos

 

Dia 22/10 – quinta-feira – Dr. Ricardo Alexandre Freitas – Médico Infectologista – Tema: Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

Dia 23/10 – sexta-feira – Emiliano Daniel de Souza – Professor com mestrado em língua e literatura inglesa e contador de histórias – Tema: Atividade para participar, refletir e se alegrar.

 

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.