Unifebe Vargas Neni TEVAH

Capacitação sobre hepatites virais é oferecida para manicures e tatuadores

Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Na tarde de segunda-feira (25), a Vigilância Sanitária, junto ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE), ofereceu uma capacitação sobre hepatites virais. O encontro ocorreu nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e teve como objetivo orientar manicures e tatuadores nos cuidados de higienização dos materiais de trabalho.

O evento ocorreu em função do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. Na ocasião, foram realizadas duas palestras a fim de esclarecer mais sobre o assunto. A primeira teve como intuito responder dúvidas sobre as hepatites B e C e seus meios de transmissão. Já na segunda, foram demonstrados cuidados necessários, como uso de luvas e máscara, além de maneiras corretas de esterilizar e manter a higienização, tanto do ambiente quanto dos instrumentos de trabalho.
Ao todo, mais de 30 profissionais participaram do evento, que foi realizado com a intenção de diminuir a quantidade de casos de hepatites B e C registrados no município brusquense. Vale destacar que somente o tipo B conta com vacina de prevenção.

“Muitos pacientes da Rede Municipal de Saúde contraem hepatite tipo C, mas não possuem conhecimento sobre o modo de contágio do vírus. Sabendo que a contaminação pode ocorrer em estúdios de tatuagem ou em manicures, se viu a necessidade de orientar os profissionais”, explica a médica gastroenterologista do SAE, Josiane Fischer.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.