Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Campanha de Vacinação contra a gripe encerra nesta sexta-feira

Quem ainda não garantiu a vacina, deve procurar a Unida de Saúde mais próxima

Vacina

 

Quem ainda não garantiu a imunização contra a gripe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber a dose até esta sexta-feira. Isso porque dia 09/05,  a Campanha de Vacinação contra a doença encerra. Em Brusque, todas as unidades estarão abertas das 8h às 12h e das 13h até às 17h. Para facilitar o acesso, uma nova sala no Centro de Serviços em Saúde – localizado na Praça da Cidadania – também atende em horário ampliado, até às 22h.

O público-alvo são crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além dos grupos de risco.

Até o momento, mais de 9.200 doses já foram aplicadas no município, mas isso representa apenas 47,2% da meta. A secretária de Saúde, Ana Beatriz Baron Ludvig, destaca que foram disponibilizadas 25 mil e 500 doses pelo Ministério da Saúde e por isso é fundamental que todos fiquem atentos ao prazo,  garantindo a imunização.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral com potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus  determinados pela OMS (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha realizada anualmente contribui para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Dicas de prevenção
* Ao espirrar, sempre cubra a boca com as mãos ou com um lenço;
* Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e outros objetos de uso pessoal;
* Evite tocar nos olhos, boca e nariz em ambientes públicos ou antes de higienizar as mãos, pois esses são locais por onde o vírus pode entrar;
* Lave sempre as mãos, com sabão ou álcool em gel, especialmente após tossir ou espirrar;
*Aglomerados de pessoas e ambientes fechados são locais propícios à contaminação, então é bom evitá-los sempre que possível. Principalmente no inverno.

Texto: Caroline de Souza

Foto: Ilustração

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.