Unifebe Vargas Neni TEVAH

Câmara de Brusque: urologista participa de sessão legislativa

Profissional médico discursou sobre o Novembro Azul e o Câncer de Próstata;

Foto: Câmara -

Foto: Câmara –

Brusque – A reunião ordinária de terça-feira, 22 de novembro, contou com a participação do médico urologista Dr. Humberto Teruo Eto, que fez uma explanação sobre a Campanha Novembro Azul e a prevenção ao câncer de próstata. “O câncer é o crescimento desordenado de células que vão invadindo as estruturas ao redor e pode, por meio de metástase, sair de uma região e via sanguínea ir para outras partes do corpo. Entre os fatores que podem contribuir para o câncer de próstata, podemos elencar o cigarro, o álcool, sol, medicamentos e herança genética. Ele é o câncer mais comum nos homens e sua incidência aumenta com a idade. Estatísticas apontam que um quarto dos homens têm câncer entre 60 e 69 anos e 90% dos casos têm cura quando descobertos precocemente”, descreveu o convidado.

Dr. Humberto revelou que a estimativa para 2016 é que ocorram 61 mil novos casos de câncer de próstata. “Quem possui um familiar direto com a doença, tem um risco duas vezes maior que a população em geral. Quem tem dois familiares, tem oito vezes mais chances de ser acometido, assim como, a chance é maior acima dos 55 anos. Por isso, que os homens que possuem casos na família, devem iniciar a prevenção mais cedo, aos 45 anos. No Brasil, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença e a cada 40 minutos, morre um homem devido ao câncer de próstata. Esses dados são preocupantes e precisamos reverter isso”, destacou.

De acordo com o médico urologista, a resistência dos homens aos exames preventivos e a falta de conscientização, ainda são muito comuns e contribuem para o aumento significativo dos casos da doença. “Entre os fatores de prevenção, podemos apontar a alimentação, que deve ser rica em Vitamina A e Vitamina D. Infelizmente, aqui no Sul, temos menor incidência de sol, mas pegar sol é muito importante para ajudar na absorção de Vitamina D. Atividade física também faz muito bem. Costumo dizer que tudo que faz bem para o coração, também faz bem para a próstata. E além de hábitos saudáveis, é necessário realizar os exames de toque e de sangue (PSA). Só o exame de sangue não é confiável e 20% dos casos são diagnosticados exclusivamente pelo toque retal. É um exame simples e indolor. Infelizmente, ainda temos um preconceito machista em relação a ele, mas realmente é muito eficaz. Se o homem fizer o exame anualmente, pode descobrir o câncer precocemente, e ter mais de 80% de chances de cura. E quando o homem não se previne, e só procura o médico quando possui sintomas, pode ser tarde demais”, alertou Dr. Humberto.

Após sua explanação, o convidado respondeu questionamentos e esclareceu dúvidas dos vereadores, encerrando sua participação, deixando um convite aos homens brusquenses, para que realizem os exames preventivos e combatam o câncer de próstata.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.