Unifebe Vargas Neni TEVAH

ADR Brusque capacita enfermeiros de Botuverá, Brusque e Guabiruba

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque está realizando nos meses de junho e julho capacitações com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Botuverá, Brusque e Guabiruba sobre o Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (Pmaq).
O Pmaq foi lançado em 2011 e já está no seu terceiro ciclo. Consiste em uma estratégia do Ministério da Saúde para incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos a população.
O programa encontra-se na fase de Certificação, onde as equipes das unidades básicas de saúde contratualizadas passarão por uma avaliação do Ministério da Saúde, prevista para iniciar em agosto. “A Gerência de Saúde vem desenvolvendo um trabalho de apoio institucional aos municípios. É muito importante que além de estarem preparados para o processo de Certificação, as equipes de saúde passem a incorporar estas estratégias no seu dia a dia, para a melhoria do seu processo de trabalho”, disse a enfermeira e coordenadora de Atenção Básica da Gerência de Saúde da ADR Brusque.
Segundo Aline, além da avaliação externa, as equipes devem preencher um instrumento de autoavaliação e monitorar seus indicadores de saúde. Aquelas que apresentarem uma melhora no padrão de qualidade terão um aumento do incentivo federal, de acordo com sua classificação de desempenho.
Em junho 19 enfermeiros, 17 cirurgiões dentistas e 17 auxiliares de saúde bucal de Brusque foram capacitados.  A próxima etapa será um encontro no final de julho com os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).a

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.