Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Botuverá: Secretaria de Saúde promove ações preventivas ao câncer de mama

Ações irão ser realizadas até o final do mês de outubro;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Botuverá – O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e contribuir para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama.

Para alertar a comunidade no combate ao câncer de mama, durante todo mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Botuverá promoverá ações preventivas referente ao câncer de mama e de colo de útero.

A Unidade de Saúde do Centro está agendando exame preventivo nas terças, quartas e quintas-feiras no período da manhã e nas sextas-feiras o dia todo, sendo que a partir do dia 14/10, nas sextas-feiras, a Unidade de Saúde do Centro ficará aberta até as 19h para realização de coleta para mulheres que tem dificuldade de frequentar a Unidade durante o dia.

A Unidade de Saúde de Águas Negras estará realizando a coleta do preventivo nas terças, quartas e quintas-feiras no horário de atendimento da Unidade.

Em homenagem à campanha Outubro Rosa as Unidades de Saúde de Botuverá estão decoradas com laços, lenços e materiais informativos referentes ao tema.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.