Unifebe Vargas TEVAH

Parque das Esculturas Ilse Teske é inaugurado em Brusque

Segundo o prefeito Paulo Eccel, esse é o maior investimento público da história do município, e que agora ficará à disposição da comunidade.

IMG_4000

 

A Prefeitura Municipal inaugurou na noite da quinta-feira (24), o Parque das Esculturas Ilse Teske. No total, 40 esculturas em mármore compõem o precioso acervo, entre elas, obras de artistas renomados que estão expostas numa área de 23 mil metros quadrados. O parque ficará aberto para visitação todos os dias das 9h às 21h com entrada gratuita.

 

Na cerimônia de inauguração, além da presença de seis artistas internacionais que fazem parte do acervo, o evento também contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, nacionais e comunidade brusquense. Durante a inauguração, o prefeito, Paulo Eccel, agradeceu o empenho de todos na construção do parque, a paciência dos moradores pelos transtornos causados durante o período de construção do espaço, e aos artistas pelas esculturas que compõe o acervo.

 

Segundo o prefeito, esse é o maior investimento público da história do município, e que agora ficará à disposição da comunidade.  Eccel destacou também a importância que a obra terá para Brusque e o estado. “Aqui temos pedras brutas transformadas em obra de arte. Nós passaremos, mas as obras que passam nesse momento a integrar o Parque das Esculturas ficarão para a história e memória dos nossos netos e bisnetos. Estamos felizes por poder inaugurar esse espaço de alegria, de arte, de cultura um espaço de contemplação que ficará para a comunidade”, comemora.

 

Homenagens aos artistas

 

Durante a inauguração, os artistas que possuem obras no acervo foram homenageados. Além deles, o presidente dos Simpósios de Esculturas de 2001 a 2007, Alfi Vivern, também recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado no passado. Em seu pronunciamento, Vivern agradeceu a administração municipal por dar vida ao parque, e por ter a sensibilidade de proteger um local tão especial.  Vivern também entregou ao prefeito a maquete oficial da obra de Oscar Niemeyer, “Tortura Nunca Mais”, uma das principais esculturas do parque.

 

Um novo marco na história

 

O acervo escultórico de Brusque possui obras de autoria de artistas de várias partes do mundo. Entre os destaques, estão obras de Oscar Niemeyer, Francisco Brennand e Amilcar de Castro, da japonesa, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.

As gigantescas obras que compõem o acervo do município foram esculpidas por artistas mundialmente conhecidos entre os anos de 2001 e 2007, período em que Brusque sediou diferentes edições do Simpósio Internacional de Escultura do Brasil.

O projeto do Parque das Esculturas, idealizado pela administração municipal, ganhou forma, e desde 2009, um intenso trabalho foi realizado para tornar o parque uma grande galeria de arte a céu aberto. No local foram investidos R$ 1.051.444,71. Além disso, outros R$ 2.3 milhões, recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), do Governo Federal foram investidos nas obras de macrodrenagem. “Hoje podemos dizer que temos um Parque das Esculturas que coloca nossa cidade num cenário internacional”, destaca o secretário de Comunicação, Didi Maçaneiro.

Além do acervo do parque, outras 66 esculturas foram destinadas às praças do município para formar a Rota 66 – iniciativa da Prefeitura de Brusque que proporcionará para a comunidade a democratização da cultura, contribuirá com o paisagismo da cidade e disponibilizará mais atrativos aos turistas que visitam o município.

 

Opção de lazer

 

O Parque das Esculturas conta ainda com quadra de areia, parque infantil, academia para todas as idades e uma sede administrativa. O local é todo cercado e conta também com internet Wi-Fi.

 

 

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.