Unifebe Brainyshop

Mais de cem pessoas participam de gincana do Outubro Rosa

A gincana em alusão ao Outubro Rosa realizada na segunda-feira, 16, no salão São Cristóvão, Aymoré, em Guabiruba, reuniu mais de cem pessoas. A atividade envolveu diferentes brincadeiras com a temática do câncer de mama e teve o objetivo de conscientizar os participantes de que a prevenção funciona como uma arma contra a doença. Os grupos foram divididos por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou seja, o usuário do Sistema Único de Saúde ficou com a equipe do posto onde recebe o atendido.

Aos 78 anos, a aposentada Maria da Conceição Figueira Pires integrou o grupo da Unidade Básica do Imigrantes, equipe vencedora da competição. Com ela estavam as filhas Silvana e Maria de Jesus, além do genro Ivo Guimarães, de 52 anos. Ela conta que seus exames estão em dia e que compreende a importância de cuidar da saúde. “Gostei de tudo e quero estar viva para participar nos próximos anos”, brinca ela, que marcou presença nas edições anteriores do evento.

Da equipe do Centro, Palmira Terezinha de Trindade, 60 anos, vestia a cor rosa dos pés à cabeça. Até sua bolsa e os itens dentro dela eram da cor do Outubro Rosa. “Sobre o câncer de mama, estou com os exames em dia. Já sei sobre a importância da prevenção. Eu venho para participar das brincadeiras, conhecer pessoas, fazer amizades. A gente se diverte e fica com bom astral, por isso participo de todos os eventos que têm na cidade”, fala.

A gincana é uma promoção da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, sendoexecutada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF em conjunto com as unidades de saúde. Para a coordenadora de Atenção Básica em Saúde do município, Ana Luiza Erthal Scharf, o evento superou as expectativas. “Tivemos mais participantes do que no ano passado, inclusive vários homens acompanhando as esposas. As equipes se mostraram unidas na realização das provas e um dos pontos positivos é a integração entre os profissionais da saúde e os usuários”, avaliou.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.