Unifebe Vargas Neni TEVAH

Enfeites de natal com garrafa pet começam a ser confeccionados em Guabiruba

As garrafas plásticas chegam de vários pontos ao galpão da Secretaria de Obras de Guabiruba. Ali, elas são lavadas e separadas de seus rótulos e tampas. Passam pela serra e seguem diferentes caminhos. Umas se transformam em flores no fatiador, outras em fios no filetador e o que até então era descartável começa a ganhar forma nas máquinas e pelas mãos de voluntários que confeccionam os enfeites do Natal Mágico 2017 de Guabiruba. A artesã Jussara Leal ensina os interessados, que auxiliam na produção das bengalas, papai-noel, pacotes de presentes, guirlandas, lâmpadas e outros adornos.

Desde o início de agosto foram recolhidas cerca de 10 mil garrafas, mas a expectativa é chegar a 50 mil para que o maior número de locais seja decorado. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Guabiruba, tem como objetivo envolver a comunidade, reciclar os pets, além de deixar a cidade decorada e atrativa, estimulando a participação de turistas e guabirubenses na programação natalina. A iniciativa também gera economia, visto que nos próximos anos a mesma decoração pode ser utilizada.

A superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt, destaca a importância da doação das garrafas de 600 ml a 2,5l e do voluntariado na confecção dos materiais. “A ideia é integrar a comunidade nesse processo de decoração natalina. Que todos se sintam parte e que sejam voluntários na produção das peças. Os que participarem na produção terão um curso gratuito para fazer pequenas peças, que, inclusive, pode se tornar uma fonte de renda para a família”, observa.

As garrafas devem ser entregues lavadas e sem rótulos até 30 de outubro em um dos pontos de coleta: escolas municipais, Prefeitura, Fundação Cultural ou Secretaria Municipal de Obras.

A Secretaria de Obras fica na rua Paulo Kormann e mais informações sobre a colaboração pode ser conferida na Fundação Cultural pelo telefone 3308-3114.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.