Unifebe Vargas Neni TEVAH

Encontro da AETTUSC em Brusque quer desburocratizar o setor de turismo

IMG_2298

A Associação  das Empresas de Transporte  Turístico de Santa Catarina (AETTUSC) promove desde ontem (23) o 7º Encontro Estadual das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina. O evento acontece pela primeira vez em Brusque e ocorre no Hotel Monthez.

De acordo com o presidente da AETTUSC, Heins Parey, o objetivo do evento é manter viva a chama do fretamento e turismo que hoje corresponde a 56% do transporte com ônibus  em Santa Catarina.  De acordo com ele, “são mais de 4 mil ônibus registrados no Estado que geram em torno de 12 mil empregos diretos e milhares de empregos indiretos, segundo dados do Departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina ( DETER)”.

A abertura oficial do evento ocorreu ontem a noite e terá seu encerramento amanhã (25).  Uma feira de negócios e exposição acontece em anexo ao hotel.  De acordo com o presidente mais de 300 pessoas se inscreveram no evento e mais de cem empresas participam do encontro.

O presidente espera que o os participantes possam sensibilizar as autoridades através da Carta de Brusque, que foi redigida hoje,  a diminuírem a burocracia no setor. “Para se ter uma ideia, além de uma empresa normal que paga todos os impostos, nós temos mais de 40 documentos que um ônibus precisa para estar em dia. Entendemos que um simples certificado, uma vistoria anual poderia estar resolvendo tudo isso, mas infelizmente nós vivemos em um país com muita burocracia e que realmente isso atrapalha muito a mobilidade urbana. A gente enxerga  a solução da modalidade urbana com o transporte coletivo, porque cada ônibus retira 21 veículos das ruas de nossas cidades”, afirma.  A Carta de Brusque foi protocolada e entregue as autoridades competentes.

Durante o dia de hoje ocorreram debates e palestras com autoridades do DETER e da  Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT )

 

Primeira vez em Brusque

 

IMG_2304 (2)

O  7º Encontro Estadual das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina aconteceu pela primeira vez na cidade.  O fato foi comemorado pelo diretor da Associação para o Vale do Itajaí, o brusquense Gustavo Assino, da Nilotur de Brusque, devido a sua importância:

” O evento é muito importante para a cidade, tendo em vista que diversos empresários do setor, não só de Santa Catarina, mas do Sul do país como Paraná e Rio Grande do Sul estão presentes e também empresas em nível nacional. As empresas de grande porte que patrocinam o evento também conhecem a cidade.  Para Brusque eu acredito que seja um ponto muito positivo. A cidade precisa reformular a sua maneira de enxergar o turismo. Brusque tem um potencial enorme para que isso aconteça”, afirma

Gustavo acredita que “a cidade não precisa só depender do turismo de compras que já acontece em Brusque, inclusive existe o núcleo de turismo da ACIBr que está se empenhando fortemente para que isso aconteça e essa é uma oportunidade ímpar de trazer realmente o pesssoal que faz acontecer  o setor para que eles possam também enxergar isso”.

Os encontros da AETTUSC ocorrem anualmente.

 

Por Anderson Vieira

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.