Unifebe Vargas Neni TEVAH

Brusque: ​ 7º Encontro das empresas de transporte turístico debate o setor em SC

Capa - Mensagem do presidente 2 (1)

Enfrentando mais um ano da maior crise da história do setor, o segmento de transporte turístico e fretamento de Santa Catarina discutirá os rumos da categoria durante seu 7º Encontro, entre 23 e 25 de junho, no Monthez Hotel & Eventos, em Brusque. Promovido pelo Sindicato e pela Associação deste que é um dos mais importantes motores da economia estadual – Sinfrettusc e Aettusc, respectivamente – o evento pretende encontrar caminhos para que o setor supere o atual quadro. “Além da situação econômica, problemas como a segurança nas estradas, o aumento excessivo de exigências que encarecem a operação e os entraves na mobilidade urbana engessam as empresas e as impedem de crescer”, afirma Nilton Pacheco, presidente do Sinfrettusc (foto).

É consenso entre membros desta linha produtiva de que o cenário é grave. “Nos últimos anos as empresas catarinenses reduziram em média 43% do número de funcionários”, alerta Pacheco, também vice-presidente da Aettusc. Soluções para a mobilidade urbana nos municípios de médio e grande porte do estado, as novas formas de fiscalização, a alta tributação do setor, entre outros assuntos, também estão na pauta. O encontro também contará com representantes dos órgãos gestores como DETER e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A ideia do evento é também discutir a regularização do fretamento como alternativa para as maiores cidades de SC, já que cada ônibus representa em média 21 automóveis a menos nas estradas.

Carta de Brusque

Como forma sensibilizar e esclarecer à sociedade e autoridades após o encontro, durante o evento será formalizada a Carta de Brusque, um documento com todas as reivindicações e sugestões do setor que servirá de norte para a recuperação econômica deste segmento e à atualização da ultrapassada legislação estadual de transporte de passageiros.

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.