Viagem chega ao fim: Brusque e Distrito de Karlsruhe fortalecem relacionamento

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Alemanha/Brusque – Depois de mais de uma semana de troca de experiências e relacionamento político com o Distrito de Karlsruhe – co-irmã de Brusque -, a comitiva retorna ao Brasil nesta segunda-feira, 28. Convidados pelo governo alemão, os membros do executivo e legislativo, da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) retornam com uma vasta bagagem cultural e educacional e com projetos de diversos segmentos para serem implementados em 2017 no município.

Nos últimos dias o grupo brasileiro conheceu líderes políticos e estreitaram relacionamentos que vem somar no desenvolvimento tecnológico e econômico de Brusque. A comitiva, que teve uma agenda agitada, esteve no Parlamento Estadual de Baden Wurttemberg, em Stuttgart, nas Escolas de Ensino Técnico de Bretten, na Faculdade de Karlsruhe, no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK) – um dos principais em tecnologia e engenharia da Europa.

Publicidade

Além disso, eles visitaram o Ministério da Economia, do Trabalho e da Habitação de Baden Wurttemberg, o Parque de Iluminação da EnBW – terceira maior empresa da Alemanha em energia e a MVV Energie AG – referência em incineração de lixo. Porém, um dos momentos mais importantes no país alemão foi a apresentação dos planos de ação“50 Parcerias Municipais Para o Clima”, que aconteceu durante workshop internacional. O projeto, realizado com o Distrito de Karlsruhe, tem o objetivo de desenvolver programas para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também foi destaque na Alemanha a homenagem que o prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, recebeu dos alemães. Ele foi convidado a assinar o “Livro de Presença de Ouro”.

Por meio da parceria com o Distrito de Karlsruhe, Brusque já realiza intercâmbio de alunos e desenvolve ações voltadas ao meio ambiente. A previsão é que a troca de cerca de 200 lâmpadas antigas das vias públicas por lâmpadas LED e a criação de estações Smight, os postes inteligentes, iniciem em 2017.

Para o prefeito Bóca, as visitas nas indústrias, escolas e empresas de distintos segmentos, principalmente de energia renovável e de tecnologia, reforçam como a Alemanha é um país de primeiro mundo. Ele diz que enquanto Brusque manter este intercâmbio estará avançando em todos os setores. “Essa parceria é de extrema importância para os dois países. Ficamos muito contentes em estar aqui. Que nosso município continue trocando conhecimentos no comércio, na indústria, na educação, são benefícios para toda a cidade, região e também para Santa Catarina”.

O presidente do legislativo de Brusque, Roberto Prudêncio Neto, afirma que a parceria com o Distrito é um privilégio e que são muitos os aspectos que chama a atenção na Alemanha, como o sistema de energia fotovoltaica e o intercâmbio de estudantes. No entanto, ele destaca que a forma política governamental descentralizada do país deve inspirar o Brasil. “Essa troca internacional é relevante para nós. É algo que iniciou há alguns anos e acontece de forma concreta. Todo o conhecimento que adquirimos levaremos a Brusque e sabemos que renderá mais frutos”.

O superintendente da Fundema, Cristiano Olinger, ressalta que assim como em outras oportunidades, a troca de experiência com o Distrito de Karlsruhe só traz vantagens para Brusque. Segundo ele, foi possível conhecer mais técnicas e tecnologias que são características de primeiro mundo. “Aprendemos muito durante estes dias e sabemos que por meio da parceria com o Distrito poderemos buscar melhores soluções para os problemas ambientais que tem afetado a população. A troca de conhecimentos traz um salto para Brusque e por isso queremos fomentar cada vez mais essa temática e trazer alternativas para o nosso município”.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.