Unifebe Vargas Neni TEVAH

Vereador Hinselmann pede ao governo maior atenção com a Saúde pública

Ele cobrou o cumprimento do programa Fila Zero e destacou ainda outras questões relativas à pasta

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça feira, 29, o vereador Valdir Hinselmann (PRP) discorreu sobre a área da Saúde e lamentou que lei municipal aprovada em 2015, instituindo o programa Fila Zero para o atendimento de pessoas diagnosticadas com câncer, ainda não esteja sendo cumprida. “A gente precisa que o secretário Humberto Fornari corra mais nas unidades básicas de saúde, para verificar as necessidades dos postos e da nossa cidade, dos nossos entes queridos que sofrem com esses problemas”, afirmou.
Em aparte, Marcos Deichmann (PEN), disse que buscará se informar acerca da lei para que possa fiscalizar e cobrar ações do Executivo neste sentido.
Hinselmann também abordou questões relacionadas aos recursos humanos da pasta: “Hoje, temos várias agentes de saúde no balcão, que não estão a campo. A necessidade de buscar informação, de trazer o levantamento do dia a dia do cidadão é muito importante”, observou, acrescentando adiante que esses profissionais estão suprindo a falta de servidores em função administrativa.
Em aparte, Paulinho Sestrem (PRP) disse que solicitou a contratação de agentes administrativos para evitar situações como a relatada. O parlamentar também parabenizou o colega, suplente do vereador Cleiton Bittelbrunn (PRP), pelo período em que exerceu o mandato no Legislativo. Jean Pirola (PP) e Claudemir Duarte, o Tuta (PT), também se manifestaram no mesmo sentido, reforçando as colocações de Hinselmann a respeito da Saúde pública.
Na área odontológica, acrescentou Hinselmann, o tempo de espera para atendimento também é muito grande. Ele pediu que se faça um trabalho a fim de identificar o que precisa ser feito para melhorar esta realidade.
Rogério dos Santos (PSD), em aparte, falou em defesa de Fornari: “Ele é um grande profissional, um médico respeitado, e com certeza fará um grande trabalho à frente da pasta. Só não o fez ainda em função do orçamento que pegou, da gestão anterior”.
Ao finalizar, Hinselmann reafirmou a importância da Saúde pública para o bem-estar dos munícipes.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.