Tiro de Guerra recebe homenagem pelos 100 anos de fundação

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Atendendo Requerimento do presidente da Casa, Roberto Pedro Prudêncio Neto, a Câmara Municipal promoveu Sessão Solene na noite desta quinta-feira, 1º de dezembro, para homenagear o Tiro de Guerra de Brusque, pela passagem de seu primeiro Centenário.

O presidente do Legislativo enalteceu a importância do TG 05-005 para a cidade e reverenciou o saudoso Dr. Nica, pela significativa contribuição à instituição, bem como o exemplo dos ex-combatentes Erwin Riffel e Arnoldo Lana. “É uma grande satisfação para nós parlamentares e para a cidade de Brusque, vivenciar um momento histórico como este, onde comemoramos o primeiro centenário, deste Tiro de Guerra, que é o mais antigo em atividades no Brasil. O TG 05-005 foi fundado em 1916. Por muitos anos teve as dependências do Clube Caça e Tiro como sua casa, e em 1941, passou a funcionar no espaço onde hoje está instalada sua sede própria. Nesse processo de crescimento e fortalecimento do Tiro de Guerra, não podemos deixar de enaltecer o trabalho dos chefes de instrução que por aqui passaram, o desempenho de todos os jovens atiradores que tiveram a oportunidade de integrar esse TG, e a colaboração das pessoas que contribuíram para que essa bela história fosse escrita. Em nome da comunidade remeto nossos agradecimentos”, declarou.

Prudêncio destacou a dedicação de Dr. Nica, que tinha um carinho especial pelo Tiro de Guerra. “Considerando que por meio de uma Lei Municipal, de nossa iniciativa, enquanto prefeito de Brusque e diretor deste Tiro de Guerra, demos o nome do Dr. João Antônio Schaefer ao prédio do Tiro de Guerra 05-005. Dessa forma, queremos homenageá-lo e desejamos que os laços de alegria e comprometimento entre o TG e o Dr. Nica fiquem eternizados simbolicamente. Não posso deixar de reverenciar também nossos guerreiros ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, Sr. Erwin Riffel e Sr. Arnoldo Lana, que muito bem nos representaram junto ao Exército Brasileiro e nos honram com seu exemplo de vida”, completou.

Publicidade

Ao encerrar sua fala, o presidente da Câmara parabenizou a instituição que é sinônimo da disciplina, da ordem, do dever e do civismo. “Somos gratos por suas ações de apoio a inomináveis campanhas e iniciativas sociais, desde os tempos em que Brusque era apenas uma pequena vila rural em busca de identidade e consolidação. Muito obrigado ao Tiro de Guerra, pela significativa contribuição na construção de uma Brusque melhor”.

Comenda do Mérito Militar

A título de homenagem histórica ao Tiro de Guerra, o chefe de instrução, subtenente Tomaz Jacinto Rodrigues, recebeu a Comenda de Mérito Militar, entregue pelo vereador Roberto Pedro Prudêncio Neto.

 Ao manifestar-se em nome da instituição, o subtenente Tomaz salientou que o Tiro de Guerra só existe em Brusque devido à união de pessoas que se empenharam para tal. “O TG 05-005 está aqui porque autoridades e a população foram em busca dele. Ele foi fundado em 1916 e em 1918 foi fechado, mas logo, em 1928 voltou a funcionar por força da sociedade brusquense. Aqui em Santa Catarina existem apenas três Tiros de Guerra, e o objetivo do TG é não deixar que o jovem saia de seu município e deixe sua família para prestar o serviço militar em outro local distante. Com o TG na cidade, o jovem pode conviver com a família e manter seu vínculo de trabalho conciliando com o serviço militar”, descreveu.

O chefe de instrução observou que o Tiro de Guerra trabalha o civismo, a cidadania e o patriotismo. “Esses valores os atiradores levam para suas vidas e vão disseminando esses ideais pelos locais que convivem e pelo Município. O TG atua na lei da Ordem, na Defesa Civil e nas ações comunitárias e ao longo desse ano, tivemos atiradores que não faltaram a nenhum dia de instrução e à nenhuma atividade promovida pelo Tiro de Guerra, independentemente de fazer sol ou chuva. Por isso, é justo facultar aos atiradores ‘zero-falta’ uma homenagem por terem cumprido suas funções com êxito. Espero que mantenham na vida civil o mesmo entusiasmo e dedicação com que desempenharam seu papel junto ao TG 05-005”, destacou Tomaz, anunciando o nome dos atiradores, que posteriormente receberam elogios.

Por fim, o chefe de instrução fez referência aos militares que participaram das Guerras Mundiais e outras Batalhas em defesa do Brasil, e manifestou-se orgulhoso pelo Tiro de Guerra intermediar a entrega da ‘Medalha Diploma Eternos Combatentes da FEB’, aos ex-combatentes Erwin Riffel e Arnoldo Lana, que participaram da Segunda Guerra Mundial. Os homenageados receberam a honraria do primeiro sargento e instrutor Julio Cesar Ramos.

Dr. Nica

Ainda durante a solenidade, o presidente da Câmara fez a entrega de Homenagem Histórica à Família do Dr. João Antônio Schaefer, pela sua significativa contribuição no aprimoramento do Tiro de Guerra de Brusque, que leva o nome de Dr. Nica, conforme instituído pela Lei Municipal 3.932/2015.

Delfino João Schaefer recebeu a Homenagem e falou em nome da família. “Há um ano perdíamos o nosso querido pai, que foi por muitos anos, diretor do Tiro de Guerra de Brusque e fazia daquele local sua primeira casa, deixando nossa mãe enciumada, muitas vezes. Ele deixou muitas lembranças boas. Ele adorava o Tiro de Guerra e todos os dias tirava um tempo para visitar o TG e sempre que podia, também nos convidava para participar das atividades. Falar do meu pai demanda uma porção de tempo e resumo dizendo que ele sempre quis ser uma pessoa útil, em especial, ao Tiro de Guerra. Ele se desdobrava entre o TG, a Medicina e a família. Nos deixou três palavrinhas: amor, união e perdão. E dizia: sempre que acontece alguma coisa, se conseguirmos exercer essas três palavrinhas, certamente vamos conseguir resolver. Meu pai era doente pelo Brasil, era doente pela paz, pela união e pelo perdão. Esse é o seu legado. Por isso, agradeço ao presidente dessa Casa e aos demais vereadores por terem dado o nome de João Antônio Schaefer – Dr. Nica, ao Tiro de Guerra de Brusque”, declarou Delfino, fazendo ainda, um pedido especial ao Poder Público: para que de uma atenção especial ao TG 05-005, no sentido de promover as melhorias que a instituição necessita em sua área física.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

por Assessoria de Imprensa

 

 

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.