Prefeitura de Guabiruba participa de manifesto em Florianópolis

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Guabiruba – O município de Guabiruba participa na terça-feira, 25, a partir das 14h, do Manifesto à Sociedade de Santa Catarina, no Centro Administrativo da SC – 401, que cobra do Governo do Estado o pagamento de parcelas atrasadas aos municípios na área da saúde. O último repasse foi realizado no primeiro trimestre de 2016.

De Guabiruba participam do protesto a secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt e a coordenadora da Atenção Básica, Ana Luiza Erthal Scharf. O resultado da inadimplência do estado com os municípios é a diminuição de consultas e exames especializados, falta de medicamentos, redução de carga horária das equipes de saúde, suspensão de cirurgias eletivas, falta de materiais, causando dificuldades e transtornos a toda população. A manifestação é organizada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – Cosems/SC.

Íntegra da nota do COSEMS/SC

Publicidade

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS/SC vem a público manifestar o seguinte:

No Brasil, o financiamento na área da Saúde sempre foi insuficiente e a gestão acontece de forma tripartite, ou seja, cada ente federativo como União, Estados e Municípios são responsáveis por uma parte do investimento na execução dos serviços de saúde. Por isso, para que a população não seja prejudicada é necessário que cada governo faça sua parte.

Não é o que acontece em Santa Catarina. O último repasse do Governo do Estado em 2016 foi realizado no primeiro trimestre do ano. A dívida com os municípios já chega a R$ 101 milhões. Atraso do Governo do Estado não é novidade. A dívida de seis meses de 2015, por exemplo, só foi paga este ano de 2016. Com essa realidade, os municípios são obrigados a cobrir o rombo da saúde com recursos próprios, afetando outras áreas da administração Municipal.  O problema é que a grande maioria dos municípios não tem recursos suficientes para as demandas. E a situação é pior agora porque os gestores municipais têm que fechar as contas do exercício de final de mandato, não podendo gastar mais do que o previsto no orçamento.

O resultado dessa realidade é a diminuição das consultas e exames especializados, falta de medicamentos, redução de carga horária das equipes de Saúde, suspensão de cirurgias eletivas, falta de materiais, causando dificuldades e transtornos a toda População que necessita do serviço de saúde.

Durante todo o ano, o COSEMS/SC vem tentando negociar o pagamento da dívida. No entanto, a Secretaria de Estado de Saúde não honrou os compromissos assumidos.

Neste sentido, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina promoverá várias ações para sensibilizar o Governo do Estado, entre elas, a “MOBILIZAÇÃO PELA SAÚDE” no dia 25 de outubro, às 14 horas, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.