Marmita – uma presença garantida na Câmara de Vereadores


marmita 2

Toda noite de terça-feira ele está na Câmara de Vereadores de Guabiruba. Não por ser um vereador, pois jamais concorreu a uma eleição. É entre o público que, semanalmente, José Vendelino Kons, 59 anos, acompanha cada projeto aprovado, cada palavra dita na tribuna do Poder Legislativo e vê a transformação política influenciar diretamente os rumos da cidade.

Publicidade

Há cerca de dez anos, Marmita, como é conhecido, participa das sessões. O apelido, diz ele, é de quando comprava marmitas no Restaurante Schumacher. Transportá-las de bicicleta lhe rendeu o apelido, a que ele responde com carinho. Natural de Angelina (SC), mora em Guabiruba há 30 anos. Uma namorada quase o fez mudar para Brusque, mas como o compromisso não deu certo, a mudança não foi adiante.

Marmita conta que tem uma turminha que sempre vai às sessões, mas ele é quem menos falta. “Nos últimos três anos, faltei umas duas vezes. Há três semanas não fui por causa do meu joelho, não conseguia nem andar. No ano passado fui a Ivaiporã com uma excursão e no dia 15 de outubro não participei”, revela.

O gosto pelas sessões começou na época em que Egon Schweigert era vereador. “Ele é meu amigo e comecei a ir de brincadeira e gostar. Antes eu ia à missa na terça, mas agora vou no fim de semana”, afirma Marmita, comparando às sessões a uma novela. “Eu sempre gostei de política. Eu não assisto novela, mas é como se fosse uma novela. Se a pessoa assiste uma ou outra vez, não tem graça. Se você vai só uma terça-feira não tem graça, mas se não vai, faz falta, porque sempre tem uma coisa nova”.

Para Marmita, os debates evoluíram bastante na Câmara nos últimos anos. “Hoje é bem melhor. Antes tinha sessão de cinco minutos, sete minutos. O Vicentini vinha lá do Lageado Alto, mal sentava já tinha que ir embora”, fala. “Hoje a mais rápida foi de 40 minutos”, complementa.

Com um irmão vice-prefeito em Campo Alegre, Marmita confidencia que gostaria mesmo era de ser vereador, deve estar ali a principal razão pelo apreço ao Legislativo. Com o avançar da idade, vai deixar o sonho de ocupar uma cadeira de vereador pra lá. Por enquanto, continuará a ocupar, todas as terças-feiras, seu espaço em meio ao anonimato do público que prestigia as sessões da Câmara de Vereadores de Guabiruba.

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.