Unifebe Vargas TEVAH

Galeria de ex-vereadoras causa discussão na Câmara de Guabiruba

Confira os principais temas discutidos no Legislativo guabirubense;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – Os vereadores guabirubenses estiveram reunidos na noite de terça-feira, 24 de maio, para a realização de mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) e contaram com a participação da comunidade local.

Na oportunidade foi colocado em discussão e votação o projeto de resolução n.º 03/2016, que dispõe sobre a Galeria das Ex-vereadoras, sendo que um projeto que era para ser de simples votação virou motivo de debates entre situação e oposição.

A situação defendia a aprovação do projeto para homenagear as ex-vereadores que foram eleitas e ocuparam o cargo pelo menos 26 meses. Já os oposicionistas defendiam a tese que as mulheres suplentes que ocuparam o cargo pelos menos por 30 dias também fossem inseridas na galeria física que será colocada no plenários da casa.

Nilton Rogério Kohler (DEM) tratou sobre o tema e lamentou que a maioria aprovou a homenagem através da galeria somente para as três vereadores eleitas.

Para o presidente da casa a discussões em torno da aprovação do projeto de resolução que cria a Galeria das Ex-vereadoras é normal dentro do processo democrático. Mas, também afirmou que o objetivo do mesmo é prestar homenagem as mulheres e incentivar a participação das mesmas dentro do processo político local, para que as homenageadas sejam lembradas e sirvam de inspiração.

Segundo o vereador a polêmica surgiu com a não inclusão de todas as suplentes na galeria, mas também afirmou que as suplentes certamente também serão homenageadas mas, de uma outra forma.

O vereador Tindo a exemplo de outros colegas também destacou sua preocupação com a situação da ponte sobre a Rua Júlio Schumacher, Centro, que está apresentando problemas nas madeiras (pranchões) e colocando em perigo principalmente os motociclistas que circulam no local. A situação segundo Tindo já provocou acidentes que inclusive foram presenciados por ele.

O líder de governo Cristiano Kormann (PP) afirmou que o conserto da ponte na Rua Júlio Schumacher já estava no cronograma da Secretaria de Obras, sendo que os trabalhos de melhorias devem ser executados ainda nesta quarta-feira. Ele também destacou a melhoria de outras pontes da cidade.

O vereador explicou os motivos dos atrasos das entregas de medicamentos citadas por vereadores de oposição nas últimas sessões, segundo Sano os medicamentos são encomendados através de pregões realizado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e esse processo vem sofrendo problemas nos últimas tempos. A situação também é agravada com a demora dos repasses para saúde por parte do governo estadual, que por exemplo repassou a parcela de janeiro somente em maio.

Mas, segundo o pepista a situação dos medicamentos já está sendo normalizada com a chegada de alguns lotes de medicamentos.

Ordem do dia

Foi aprovado em discussão e votação única o Projeto de Resolução nº 03/2016, que “DISPÕE SOBRE GALERIA DE EX-VEREADORAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. A projeto teve a abstenção de voto do vereador Nilton Rogério Kohler.

– Foi aprovado deliberação sobre Moção de Pesar nº 02/2016, endereçada a família Dalbosco, em decorrência do falecimento do senhor Maximiliano Dalbosco, pai do vereador Waldemiro Dalbosco.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima, para o dia 07 de junho de 2016, no horário regimental de 19 horas.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.