Em coletiva, Prefeitura relata cenário caótico da Secretaria de Obras

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – Com o objetivo de cumprir com valores previstos para a prestação de contas do exercício de 2016, a Secretaria de Obras planeja, a partir das questões orçamentárias, as benfeitorias a serem executadas até dezembro deste ano. Dado o momento crítico da situação econômica do país e, consequentemente do município, o que afeta diretamente a receita da Prefeitura, os investimentos na pasta tiveram drástica redução. Vale ainda destacar que no segundo semestre há o pagamento do 13º salário e o reajuste salarial dos servidores públicos de 5,36%.

Além disso, a Secretaria de Obras, que conta com mais de 90 equipamentos, dribla os altos custos com manutenção e busca atender o município preventivamente com o maquinário que mantém trabalhando. Dos 19 caminhões basculantes pertencentes à pasta, seis estão em funcionamento. Dos sete caminhões carroceria que são utilizados para o transporte do pessoal, um está na oficina. Já das sete máquinas carregadeiras, apenas uma está em funcionamento, e das nove retroescavadeiras, oito estão em reparo. A motoniveladora, o rolo compactador e o hidrojato que pertencem ao órgão público também estão no pátio para manutenção.

“Por conta das medidas de ajuste para o fechamento de contas, a Secretaria lida com uma situação atual delicada. No entanto, estamos destinando nosso maquinário e mão de obra em ações preventivas na cidade, principalmente para esse período de maior instabilidade climática”, destaca o secretário, Marcelo Pavan. Segundo o gestor da pasta, serviços como desassoreamento de valas são intensificados no verão, com o intuito de melhorar o escoamento das águas nos pontos onde há indícios de alagamento. “Estamos reforçando também a desobstrução das bocas de lobo e a limpeza da cidade”, afirma.

Publicidade

Já os pedidos de patrolamento, uma das solicitações mais feitas pela população, serão concentrados nos próximos dias nas localidades de maior movimentação e onde há passagem de transporte coletivo e ambulância. A intenção do órgão é atender de forma planejada e eficiente, os pedidos encaminhados pelos moradores via Ouvidoria.

Pavan destaca ainda, que o planejamento é atualizado diariamente e alterado de acordo com as condições climáticas. “É importante destacar e pedir a compreensão da comunidade, uma vez que as chuvas do fim do dia, comum neste período do ano, desfazem o trabalho feito. No entanto, a programação das demais localidades deve seguir conforme o planejamento e a ordem de solicitações da própria população”, salienta.

Atualmente, mais de 800 ruas não possuem pavimentação e necessitam de manutenção periódica. A Prefeitura de Brusque se coloca à disposição para receber os pedidos via Ouvidoria ou por meio dos telefones 3350-1960 e 3350-1513.

Coletiva de imprensa

A atual situação da Secretaria de Obras foi apresentada na manhã desta quinta-feira, dia 3, em uma coletiva de imprensa. O evento foi realizado no Salão Nobre da sede administrativa da Prefeitura de Brusque. Estiveram presentes o atual prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, e o vice-prefeito, Rolf Kaestner, além do prefeito eleito, Jonas Paegle e o vice Ari Vechi. Na ocasião, os representantes também expuseram o início da transição de governo, iniciada esta semana com uma equipe técnica.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.