Unifebe Vargas TEVAH

Deivis Jr. chama atenção para destinações ao FIA na declaração do imposto de renda

Até dia 28, é possível destinar até 3% do imposto a pagar ao Fundo da Infância e Adolescência local, enfatizou vereador;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Em pronunciamento durante a sessão ordinária da terça feira, 18, o vereador Deivis da Silva, o Deivis Jr. (PMDB), trouxe informações sobre a possibilidade de destinar até 3% do imposto de renda a pagar para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Brusque, no ato da declaração. O prazo para que as pessoas físicas prestem contas junto à Receita Federal encerra dia 28.

O parlamentar observou que as pessoas jurídicas também podem fazer a destinação – nesse caso, até 1% do imposto devido no ato da respectiva declaração – e pediu aos empresários que adotem a ideia, contribuindo assim com projetos desenvolvidos dentro do município e afins às políticas voltadas à promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

A administração dos recursos do FIA local, observou Deivis Jr., é feita pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: “Esse recurso fica em Brusque e é administrado e fiscalizado por um grupo de conselheiros […]. A intenção é deixar esses recursos aqui e, pelo menos, a gente pode acompanhar se efetivamente eles estão sendo bem aproveitados”.

O vereador esclareceu que o gesto se caracteriza de fato como uma “destinação”, que não deve ser confundida com “doação”: “Você vai simplesmente tirar 3% daquele valor que deve à Receita e destinar ao Fundo”, frisou. “Fica 3% desse recurso aqui e 97% vai para Brasília”, acrescentou. “Parte do seu imposto de renda pode ser transformado em ações para crianças e adolescentes do nosso município”, reforçou o legislador, que sugeriu aos contribuintes buscar orientações específicas a respeito do assunto junto a um contador.

Em aparte, Sebastião Alexandre I. de Lima, o Dr. Lima (PSDB), apoiou o discurso do colega: “Essa é uma das formas que temos de fazer com que o dinheiro não passe por um trajeto mais longo e vá diretamente para onde sua utilização será efetiva”.

A conta bancária específica do FIA de Brusque

Caixa Econômica Federal (104)
Agência: 0412
Operação: 006
Conta corrente: 223-1
CNPJ:  18.204.092/0001-97

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.