Unifebe Vargas TEVAH

Botuverá cumpre meta de cadastrar biometricamente 80% do eleitorado

 

CADASTRAMENTO

Dos 4.434 eleitores de Botuverá, 3.677 já realizaram a biometria. O município cumpriu a meta estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina na sexta-feira (21), ou seja, 93 dias antes do prazo final para o cumprimento. O chefe de cartório da 5ª zona eleitoral (Brusque), responsável pelo município de Botuverá, Carlos José Ronconi Neiva Peixoto, destacou que “entre os principais motivos para o elevado número de comparecimento do eleitorado local destaca-se a abertura do posto de atendimento em Botuverá, o que possibilitou que os serviços da Justiça Eleitoral se tornassem mais acessíveis aos eleitores”.

O posto foi fechado no último dia 25 de julho, mas os eleitores que ainda não realizaram o procedimento podem se dirigir ao cartório da 5ª ZE, que fica localizado na Rua Humberto Mattiolli, n. 78, no Centro de Brusque. Para facilitar o atendimento, o eleitor deve agendar o cadastramento biométrico pelo site do TRE-SC.
Além disso, nesta segunda-feira (31), Guabiruba, município que também faz parte da 5ª ZE, abriu um novo posto de atendimento instalado no município. Confira na matéria mais informações sobre o posto de Guabiruba.
Assim como em 43 municípios de Santa Catarina, o cadastramento biométrico em Botuverá, Brusque e Guabiruba é obrigatório e está sendo realizado até o dia 7 de dezembro. O eleitor que não realizar o procedimento terá seu título eleitoral cancelado e ficará sujeito às sanções decorrentes disso.
Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título.
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.