Unifebe Brusque Vargas Têxtil

​Comitiva de Brusque participa de workshop internacional na Alemanha

Viagem também tem o objetivo de aproximar os países e promover troca de experiências;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Alemanha/Brusque – A convite do governo alemão, uma comitiva de Brusque viajou para a Alemanha no último sábado, 19, para participar do Workshop Internacional das Parcerias Municipais para o Clima. Além deste evento, a viagem tem o objetivo de estreitar o relacionamento político entre o município e Karlsruhe – co-irmã de Brusque – e promover a troca de conhecimentos.

A comitiva – formada pelo prefeito José Luiz Cunha, o Bóca; o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto; o reitor e a relações internacionais do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy e Ana Paula Bonatelli; e o superintendente da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger e a engenheira ambiental, Amabilly Schvambach -, permancerá em Karlsruhe de 20 a 28 de novembro.

O prefeito Bóca diz estar muito feliz com a oportunidade de realizar o intercâmbio de experiência entre os países. Segundo ele, é importante para Brusque aproximar-se do Distrito de Karlsruhe e poder aprender com cidades já tão desenvolvidas em diversos setores. “Estamos muito satisfeitos com este convite e com a certeza de que o que aprenderemos contribuirá com o nosso município”.

Para o reitor da Unifebe, a viagem serve para fortalecer os laços culturais que ligam Brusque ao Distrito de Karlsruhe. Ele afirma ter as melhores expectativas em relação a este momento, já que somando esforços é mais fácil obter resultados. “Sendo a Alemanha um país de primeira linha e com tecnologia de ponta, prospectaremos novas situações, situações essas que ligam à academia, que integram o projeto do clima e da sociedade como um todo”.

Durante estadia na Alemanha, a comitiva visitará a Câmara de Comércio e Indústria (CCI) de Karlsruhe, escolas de Ensino Técnico de Bretten, a Assembleia Distrital em Karlsdorf-Neuthard e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK) – uma das principais universidades de tecnologia e engenharia da Europa. Além disso, o grupo realizará um passeio com ônibus movido a hidrogênio.

50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015”

Um dos momentos mais importantes para os brusquenses será a apresentação dos planos de ação do “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” – projeto realizado com o Distrito de Karlsruhe, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O superintendente da Fundema e coordenador do projeto em Brusque, Cristiano Olinger, conta que “50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” vem sendo elaborado há dois anos e que neste período foram realizadas viagens de troca de experiências de delegações de Brusque para países como Nicarágua e Equador, já que Colômbia, Costa Rica, Venezuela e Equador também são países que integram o projeto e tem co-irmãs na Alemanha. Da mesma forma, delegações alemãs já visitaram o Brasil. Além do município brusquense, Pomerode e Blumenau representam o país no projeto.

“Depois de 18 meses de trabalho e elaboração de projetos de curto, médio e longo prazo, que será apresentado neste workshop, pretendemos trazer bastante novidades para nossa cidade e promover o desenvolvimento urbano sustentável e a mitigação climática”, diz Olinger.

Saiba mais

“50 Parcerias Municipais Para o Clima até 2015” é executado em nome do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio das confederações municipais da Alemanha.

Texto e foto: Daiane Benso

Sonoras: José Luiz Cunha, Bóca Cunha – prefeito de Brusque

Superintendente da Fundema – Cristiano Olinger

Reitor da Unifebe – Günther Lother Pertschy​
por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.