Unifebe Vargas Neni TEVAH

Samae executa limpeza de barragens no Zantão e Santa Luzia

Ação ocorreu durante a manhã de ontem, domingo, 30 de outubro;

Fotos: Márcio Cardoso -

Fotos: Márcio Cardoso –

Brusque – Apesar de a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central ser responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água no município de Brusque, os sistemas isolados também são de grande importância para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. Tendo isso em vista, colaboradores da autarquia realizaram nas duas últimas semanas, duas verdadeiras varreduras nas estruturas de tratamento hídrico existentes nos bairros Zantão e Santa Luzia.

Para o diretor da ETA Central, Márcio Cardoso, o procedimento, feito sempre aos finais de semana, tem como objetivo desassorear os mananciais, evitando que areia e outras incrustações se acumulem nas tubulações que levam água bruta para ser tratada. “A gente sempre faz isso nos domingos. É um dia onde ocorre um menor consumo, então podemos executar a limpeza sem colocar em risco o abastecimento. Além de evitar entupimentos, retiramos material orgânico em decomposição como folhas, frutos, entre outros. Fica muito mais fácil”, afirma.

O ideal, ainda segundo Cardoso, é repetir a operação a cada seis meses. Porém, o que realmente pode definir a periodicidade das limpezas é a condição climática. “São riachos, pequenos rios. Então fica aquela areia. Além disso, são locais com preservação ambiental, então tem muitas folhas, árvores, e com a chuva, com o vento, cai todo esse material nos mananciais”, complementa.

Para as próximas semanas, a autarquia realizará, também, limpezas nos sistemas localizados nos bairros Ribeirão do Mafra e Volta Grande.

Para a diretora Fabiana Dalcastagné, além dos grandes investimentos, é preciso cuidar das estruturas já existentes no Samae, aproveitando ao máximo a capacidade que cada uma possui. “São ações que não demandam uma grande despesa com mão de obra e que acabam mantendo toda nossa aparelhagem funcionando da melhor forma possível. Não deixa de ser, também, uma ação de valor ao dinheiro do contribuinte”.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.