Unifebe Vargas Neni TEVAH

Samae Brusque participa da Semana Lixo Zero

Ações de coleta de lixo digital e óleo reciclado estão inclusas na programação;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – Desde a última sexta-feira, 21 de outubro, até o próximo domingo, 30, ocorre em todo Brasil a Semana Lixo Zero. Movido pelo desafio de divulgar e promover conscientização, o Instituto Lixo Zero – organizador nacional da promoção –, através de ações de mobilização, tem como mata, também, contribuir com o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito ao meio ambiente.

E o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) Brusque, através da Comissão Gestora do Meio Ambiente do Samae Brusque (Cogemas), também está engajado na campanha. De acordo com Maycon Nicoletti, biólogo e presidente do Cogemas Brusque, o convite para a participação da Semana Lixo Zero partiu do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Brusque.

“Colocamos à disposição, na Praça da Cidadania, junto ao posto de atendimento do Samae, coletores de lixo digital, ou seja, material de informática, e óleo de cozinha. Quem quiser colaborar com essa ação, pode se dirigir ao local, que a gente está coletando ali”, ressalta. Além da coleta externa, os colaboradores que trabalham na sede administrativa também estão sendo convidados a participar, trazendo garrafas pets.

Uma parceria com a Uniasselvi e, também, com a empresa de reciclagem H²Óleo, tornou possível a destinação do lixo eletrônico e do óleo, respectivamente. Já as garrafas pets serão entregues ao Sesc Brusque para a realização de oficinas de artesanato.

O presidente do Cogemas afirma que fazer o cidadão refletir sobre a situação ambiental é a grande questão a ser trabalhada na Semana Lixo Zero. Fazer com que as ações sejam continuadas após o fim da campanha também é um dos seus fins. “Queremos iniciar agora, mas fazer com que a pessoa leve para o seu dia-a-dia. Que faça em casa a separação do lixo. Já temos na cidade a coleta seletiva. Então, todos os bairros, pelo menos uma vez por semana tem o lixo coletado, então é levar para o dia-a-dia mesmo”, finaliza.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.