Unifebe Vargas Neni

Redução de lixo é tema de debate na UNIFEBE

Propostas e exemplos para redução de resíduos foram debatidas na noite desta quinta

Palestrantes

Palestrantes – 

O 1º debate “Lixo Zero” Brusque foi sediado no auditório do bloco C do Centro Universitário de Brusque-UNIFEBE, nesta quinta-feira, 3. Promovido pelo movimento Juventude Lixo Zero Brusque, em parceria com a UNIFEBE e Fundação municipal de Meio Ambiente – Fundema, o projeto tem como objetivo apresentar olhares diferentes sobre a temática de redução e geração de lixo.

Os palestrantes do evento, o advogado Diego Emmanoel Serafim Pereira (Movimento Lixo Zero), a professora da Mara Lúcia Figueiredo (UNIFEBE), a bióloga Pâmela Felipim da Silva (Fundema), a bióloga Marília Cercal (fundema) e a engenheira ambiental Amabilly Schvambach abordaram temas que vão desde a política nacional de resíduos, até histórias de sucesso na coleta de resíduos pelo mundo.

A abertura do evento ficou por conta do Advogado, mestre em Direito Ambiental e Sustentabilidade, Diego Emmanoel Serafim responsável por trazer o movimento para Brusque. Diego explica que O Movimento Lixo Zero busca conscientizar jovens sobre a importância do tratamento adequado para o lixo e acrescenta. “É no sentido de entender que o lixo na verdade é um recurso e se for encaminhado corretamente pode ser reciclado, também gerar renda para outras pessoas”.

Na palestra sobre redução de resíduos, com a professora de responsabilidade sócio ambiental Mara Lúcia Figueiredo presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, ela relatou sobre os processos e políticas públicas que auxiliam e podem ajudar a contribuir de forma efetiva. Em entrevista, ela conta que ainda há um longo caminho pela frente e a conscientização dos jovens é muito importante, “Gostei muito de participar deste evento promovido por um pessoal jovem e muito comprometido” relata.

O público de aproximadamente 50 jovens se manteve atento e participativo. Na palestra da bióloga Pâmela Felipim da Silva, da Fundema, os alunos entenderam melhor sobre a coleta de resíduos e foram apresentados ao Centro de Coletas de Brusque, gerido pela empresa recicle e implantado em 100% do município em 2013.

Bióloga Pâmela Felipim

Bióloga Pâmela Felipim

Movimento Lixo Zero

Trazido para o Brasil em 1970, o Movimento Lixo Zero trabalha na conscientização e engajamento dos jovens para disseminar o conceito de Lixo Zero. Os debates estão acontecendo em diversas cidades do Brasil, seguindo o calendário Nacional do Movimento. Líder e responsável pela vinda do movimento Lixo Zero para Brusque, o advogado Diego Emannoel comenta sobre os próximos passos do movimento no município, “estamos pensando em desenvolver o “ativismo lixo zero”, um evento público no sentido de conscientizar e agregar novos voluntários”, explica Diego. A proposta do evento segundo ele é trabalhar na limpeza de espaços públicos, meio ambiente e comunidades, mas afirma que ainda não foram acertadas as datas e locais.    

Diego Emmanoel - Líder do movimento Lixo Zero Brusque

Diego Emmanoel – Líder do movimento Lixo Zero Brusque


Texto e Fotos: Fernanda de Freitas

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.