Unifebe Vargas

Recicle é alvo de reclamação de moradores

Atendimento precário, taxas indevidas e até saúde pública foi abordada por moradora da Rua Eduardo Wiedekehr, no Bairro Primeiro de Maio;

20150213_104843

Foto: Wilson Schmidt Junior/Portal ODV –

Brusque – A Recicle, empresa que realiza a coleta de lixo na região, não é só alvo de denúncias e reclamações no município de Guabiruba. Aqui em Brusque também existem muitas pessoas insatisfeitas com os serviços prestados. Assim estão os moradores da Rua Eduardo Wiedekehr, conhecida como PM 021, no Bairro Primeiro de Maio.

O lugar onde residem é um morro recentemente concretado e de relativo difícil acesso para veículos pesados. O que faz com que a população seja obrigada a colocar o lixo de suas residências na base do morro, onde existe o último ponto de recolhimento. É aí que nascem os problemas e as questões.

Se todos os moradores da localidade pagam a mesma taxa dos que moram em lugares planos, porque a Recicle não toma alguma medida? Se nada pode mudar, não seria certo a taxa diminuir?

20150213_104828

Foto: Wilson Schmidt Junior

Grazieli Foster Dalmolin, residente no local e proprietária de uma vidraçaria instalada naquela rua, conversou com Olhar do Vale (ODV), expondo toda a sua indignação com a situação. Para ela, a solução é simples. “Não temos um local certo para coleta. A Recicle afirma que não podem subir o morro por conta de uma liminar. Então todos os moradores depositam o lixo na parte do morro, só que eles depositam nos dias errados, o que causa ratos. E a Recicle deveria pegar um carro menor para pegar o lixo nas casas. Porque a taxa é paga. Todo mundo paga e não tem desconto. E ainda tem locais que são descontadas duas taxas de uma só casa”.

20150213_104850

Foto: Wilson Schmidt Junior

Grazieli ressalta que é difícil ter alguma contrapartida da empresa, mediante as reclamações de toda a comunidade. Ela teria, inclusive, já procurado a Prefeitura e a Vigilância Sanitária, porém, afirmou não ter conseguido nenhuma solução.

Sequer uma caixa coletora os moradores possuem. De acordo com o setor de atendimento da Recicle, a empresa é quem instala o equipamento em locais em que o caminhão do lixo não sobe. “E os moradores acabam jogando o lixo em qualquer lugar, acarretando um monte de problemas. Problema com ratos, baratas e outros animais, prejudicando os vizinhos da parte de baixo”, afirma.

Confira a entrevista em áudio concedida pela moradora à reportagem de ODV:

A Recicle SC prometeu enviar respostas ao questionamento dos moradores até a próxima segunda-feira (16), já que o gerente responsável não estava na empresa na tarde desta sexta-feira (13).


por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.