Unifebe Vargas Neni

Prefeitura apresenta resultado de estudo demográfico

O estudo teve a contribuição de dados disponibilizados pela Celesc e Samae

P_20151103_130931

Foto: divulgação –

A prefeitura de Brusque apresentou o resultado de um estudo demográfico e de projeção populacional para município. O estudo, que também contém informações cedidas pela Celes e Samae, fez previsão de crescimento até 2050. A pesquisa vai auxiliar na elaboração do próximo Plano Diretor da cidade, e possui margem de erro de 2, 13 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A base de dados do estudo vai servir para a elaboração do novo Plano Diretor da cidade, que deve prevê as áreas com potencial de crescimento e aquelas que necessitam estabilizar. Segundo o diretor presidente do Instituto Brusque de Planejamento (Ibplan), Juliano Montibeller, a intenção é criar um equilíbrio e valorizar o crescimento nas áreas já urbanizadas. “Para a gente ver quais os bairros a gente precisa segurar um pouco o crescimento, aqueles que precisa incentivar o crescimento, e aqueles que estão crescendo errado e aqueles que precisam crescer”, explica.

O estudo foi desenvolvido pelo Ibplan em todos os 31 bairros existentes no município e prevê o crescimento num período de dez anos. De acordo com Montibeller, o panorama apresentado pode ser alterador rapidamente. “De repente sai um conjunto habitacional com mil apartamentos fugiu totalmente. Em média, está dentro de uma margem de erro de 2,13%. É uma margem ótima para trabalhar. Por isso tem que ser bem planejado. A construção civil e as áreas para crescer”.

Dados

O estudo de projeção, que durou cerca de 90 dias para ser finalizado,  apresentou que o número de habitantes no município deve chegar a mais de 220 mil até 2050. Em contrapartida, mais de 60 mil unidades domiciliares devem ser registradas em Brusque, cerca de 20 mil residências a mais que em 2015. “É um salto muito grande, mais de cem mil habitantes em curto prazo. Tem que se começar a ver nossas malha viária, transporte coletivo, tudo isso tem de ser pensado”, salientou Montibeller.

A pesquisa ainda registrou que Brusque possui atualmente aproximadamente 120 mil habitantes, cerca oito mil a mais em relação ao último estudo realizado pelo Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. Uma média de 425 habitantes por quilômetros quadrados, de acordo com os dados.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.