Unifebe Vargas TEVAH

Ônibus do Programa Mulher, Viver Sem Violência estará na Regional de Brusque no final do mês

programa é destinado à mulher que vive na área rural;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – A Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque realizou na terça-feira, 11, uma reunião preparatória para a vinda da unidade móvel do Programa Mulher, Viver Sem Violência. O ônibus estará na região da ADR Brusque entre 24 e 28 de abril e estacionará nos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

O programa é destinado à mulher que vive na área rural. O ônibus é adaptado para o atendimento ao enfrentamento da violência contra a mulher no campo, sendo equipado com salas de atendimento individual. “É um programa muito importante porque visa atender as mulheres da periferia das cidades, no meio rural, onde há a falta de chegar a notícia ou de serem conhecedoras de seus direitos”, disse o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho. Segundo a coordenadora Estadual de Mulher, Aretuza Larroyd, o objetivo é “trazer muita informação, mostrar de que forma elas estão inseridas na comunidade e o que o município tem a oferecer para esta mulher.”

Além das secretárias municipais de Assistência Social, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ordem dos Advogados, Instituto Federal Catarinense e Coletivo Feminista de Brusque estão envolvidos na organização e elaboração das ações que serão disponibilizadas nos quatro dias em que a unidade móvel estará na região. Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (Cedim), Sheila Sabag, a unidade precisa alcançar este público mais afastado, que muitas vezes não possui conhecimento sobre o assunto. “É extremamente necessário levar informações até os bairros mais distantes”, disse.

Os municípios envolvidos definiram o cronograma. O ônibus do Programa Mulher, Viver sem Violência iniciará sua programação no dia 24, em Tijucas, onde também permanecerá no dia 25. Já no dia 26 estará em Nova Trento e 27 em São João Batista. A programação será encerrada em Brusque, no dia 28. Os serviços que serão oferecidos e os locais onde a unidade móvel estará estacionada serão definidos nos próximos dias pela comissão organizadora de cada município.

Em 2017, as ADRs de Brusque e Itajaí serão as primeiras a receber, paralelamente, a ação desenvolvida nos ônibus. “Tivemos a felicidade de ser a terceira ADR no estado que está realizando esta ação. A primeira no exercício de 2017”, disse o secretário Ewaldo Ristow Filho. A atividade é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque e prefeituras dos municípios de Brusque, Nova Trento, São João Batista e Tijucas.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.