Unifebe Vargas Neni TEVAH

Guabiruba entrega mais de 50 maços de cabelos à entidades que trabalham com câncer

Campanha Fios de Alegria torna-se permanente em Guabiruba

IMG_8020
Os mais de 50 maços de cabelos arrecadados durante a Campanha Fios de Alegria, promovida pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, foram doados na quarta-feira, 23, para o departamento de Oncologia do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, e para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, de Brusque. As duas entidades atendem os guabirubenses com câncer.
Na unidade hospitalar, a coordenadora de serviços administrativos Danielle Carolina de Borba, recebeu os cabelos e explicou como as perucas são confeccionadas e utilizadas pelos pacientes. Já na Rede Feminina, foi a tesoureira Sonia Araújo a responsável por recepcionar a secretária de Saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt, e a coordenadora de Programa da Saúde, Ana Luiza Erthal Scharf, e guardar os fios. Tanto o hospital quanto a rede repassam os cabelos para a Mara Perucas, de Joinville, que recolhe e produz as perucas de forma gratuita.
A coordenadora de serviços administrativos do Hospital Santo Antônio, explica que o paciente está debilitado nessa fase de sua vida e que a peruca auxilia na autoestima. “A perda do cabelo mexe bastante com o psicológico e eles recebem o cabelo com bastante carinho”, pontua. “Quando a psicóloga conversa com o paciente, expõe que há perucas disponíveis e o paciente vai até a Oncologia escolher ou a profissional leva até ele.Quando eles deixam de usar, acabam passando para outro ou devolvem”, complementa.
Danielle evidencia que após a divulgação de uma mãe que doou os cabelos para confeccionar a peruca da filha, mais pessoas começaram a fazer a doação. “A partir deste momento, começaram a chegar os cabelos”, conta, apresentando a mãe responsável pela divulgação.
A secretária de saúde lembra que a ideia da campanha foi inspirada na história dessa mãe e que o objetivo é tornar a Fios de Alegria permanente em Guabiruba. “A gente não pensou que teria tantas pessoas com a sensibilidade para doar o cabelo, tantas crianças. Estamos felizes e queremos que essa campanha dure por muito tempo”.
Campanha permanente
Toda pessoa que deseja doar seus cabelos poderá procurar um salão de beleza parceiro e terá o corte e uma escova gratuitos. Três salões participam da campanha: Tatiana Machado, Sandra Ferreti e Espaço Taise Becker. “Todos os demais salões de Guabiruba que tiverem interesse na parceria podem procurar a Secretaria de Saúde que serão aderidos a essa corrente de bem”, pontua Patrícia.
Ela destaca ainda a necessidade dos cabelos terem, no mínimo, 15 centímetros para melhor aproveitamento e não importa se ele tem química ou é pintado. Quando houver um grande quantidade, os fios serão doados novamente para as duas entidades.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer, em Brusque, também recebe cabelos já cortados durante o ano todo. Neste período, está em andamento a campanha Faça um Carequinha Feliz. A tesoureira Sonia Araújo ressalta que as doações são muito bem-vindas. “A autoestima da mulher é muito importante. Ela precisa se sentir bonita, segura, amada. As pacientes podem escolher a peruca conforme o formato do rosto, tamanho da sua cabeça e quando deixarem de usar devolvem”, enfatiza Sonia.
A voluntária enaltece a parceria com o SESC, onde estudantes trabalham com as perucas, possibilitando que as mesmas estejam sempre em boas condições.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.