Unifebe Vargas Câmara

Fundema instala três estações inteligentes em parceria com a Alemanha

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) de Brusque instalou, nesta segunda-feira (16), a terceira estação inteligente, um poste que conta com iluminação, internet, sensor de grandezas naturais, temperatura e carregamento de veículos elétricos. A instalação foi feita na Praça Sesquicentenário e as demais estão na Praça Barão de Schneeburg e na Unifebe.

Brusque é a primeira cidade das Américas a implantar a tecnologia. “Este é um dos resultados do projeto 50 Parcerias para o Clima, que começamos em 2015. A partir dele elaboramos um plano de ação, que entre outras coisas contempla o tema eficiência energética. Além das estações inteligentes, no futuro teremos outras ações, como educação ambiental nas escolas, troca da iluminação pública por LED”, explica Cristiano Olinger, superintendente da Fundema.

As estações funcionam como uma central de monitoramento. “Além da iluminação em LED, ela faz um monitoramento ambiental. Ela monitora ruídos, luminosidade, qualidade do ar. Além disso possui botão SOS, roteador Wifi e possui local para abastecer carros e bicicletas elétricas”.

Ainda pelo projeto 50 Parcerias pelo Clima já foram realizadas outras ações, como “Pedalar pelo Município” e o plantio de 80 árvores no Parque das Esculturas. Além disso, no distrito de Karlsruhe, será implantado o projeto Sairinhas, realizado em Brusque. “O material já foi traduzido e em breve será utilizado nas escolas”.

A inauguração das estações inteligentes está marcada para o dia 17 de novembro e contará com a participação do presidente do conselho distrital de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel e de uma comitiva alemã. Até lá, os locais passarão por serviços de ajardinamento.

 

Publicado por Olhar do Vale

Fundema instala três estações inteligentes em parceria com a Alemanha
5 (100%) 1 vote

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.