Unifebe Vargas Câmara

Festival Nacional da Cuca será realizado em Brusque

Evento acontecerá nos dias 04 e 05 de julho, no Pavilhão da Fenarreco, e vai eleger a Cuca Nota 10 do Brasil

cuca

Os tradicionais pratos típicos da gastronomia alemã já são marca registrada da nossa cidade. O marreco e o repolho roxo não podem faltar na mesa dos brusquenses, nem no roteiro dos visitantes. Mas, eles não são os únicos da nossa culinária, que deixam os turistas com água na boca. Na lista dos preferidos, também está um dos principais ingredientes dos tradicionais cafés coloniais. A cuca é outro prato que faz sucesso! Impossível não se render ao seu sabor, em Brusque.

Por isso, o delicioso pão doce coberto com açúcar e farofa ganhará um espaço especial no calendário da cidade: o Festival Nacional da Cuca. O evento está programado para acontecer nos dias 4 e 5 de julho, no pavilhão do Centro de Eventos Maria Celina. O objetivo da festa é justamente resgatar e valorizar a cultura alemã, assim como já faz a tradicional Festa Nacional do Marreco, todo mês de outubro.

O evento inédito contará com várias atrações e já tem a presença confirmada do apresentador Edu Guedes (Rede Record). “Muitas vezes quando vamos fazer uma visita para autoridades ou algum conhecido e levamos uma cuca eles ficam encantados. Começamos a perceber que existia algo a mais, um charme especial. A nossa cuca não é encontrada em nenhum outro estado ou região, então se nós temos esse patrimônio, essa diversidade porque não aproveitar e potencializar essa nossa riqueza para vários fins, em especial o turismo. Por que não valorizar aquilo que feito na cidade, valorizar as nossas panificadoras e a cultura”, destacou o prefeito Paulo Eccel durante o lançamento oficial da festa, na noite de terça-feira. “Será um desafio enorme, mas no que depender de nós temos a certeza que evento será um grande sucesso, pois, sabemos do potencial das nossas panificadoras”, afirma o coordenador do Núcleo de Panificadoras, Vanderlei Hassmann.

Para o secretário de Turismo, Norberto (Kito) Maestri, a festa significa um respeito às origens, em especial aos imigrantes alemães e italianos que vieram para Brusque e cultivaram essa tradição. “O festival será um momento de resgatar a história dos nossos antepassados. Brusque se sente orgulhosa com essa iguaria e por isso precisamos valorizar. O pavilhão irá se transformar em um grande café colonial. Todos podem participar. Será uma festa para a família brusquense”.

Realizado pela Secretaria de Turismo e pelo Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (AciBr), o Festival Nacional da Cuca conta com o apoio cultural da FIP. E terá além da cuca, outros pratos de doces, salgados e tortas para agradar todos os paladares. Além disso, um workshop de receitas doces e panificação, e o concurso da Cuca Nota 10 do Brasil serão realizados durante o evento. Somente pessoas físicas poderão participar. Os três primeiros vencedores serão premiados com vales compras. Já as 15 melhores receitas inscritas farão parte de um livro, que será editado e publicado pela Secretaria de Turismo em parceria com o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias. “Os interessados podem se inscrever nas panificadoras e confeitarias participantes do Núcleo. Vamos escolher a melhor cuca onde o grande diferencial do concurso será o segredo dos recheios feito pelos participantes”, comenta o secretário. Os 15 participantes cujas receitas receberem as melhores notas se enfrentarão na Grande Final no sábado (05 de julho). Neste dia, o apresentador e chefe de cozinha brasileiro do programa Hoje em Dia, da TV Record, e blogueiro do R7, Edu Guedes estará presente para revelar os vencedores. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (19) e seguem até o dia 19 de junho.

Programação:

Sexta-feira, dia 4
9h Solenidade de abertura com atrações artísticas e culturais.
10h Início da 1ª eliminatória do Concurso de Cucas (20 inscritos)
12h Intervalo para almoço com música ao vivo
13h Início da 2ª eliminatória do Concurso de Cucas (20 inscritos)
15h Intervalo para Café da Tarde (colonial)
15h30 Início da 3ª eliminatória do Concurso de Cucas (20 inscritos)
17h30 Início da 4ª eliminatória do Concurso de Cucas (20 inscritos)
19h30 Início da 5ª eliminatória do Concurso de Cucas (20 inscritos)
21h30 Encerramento
Em cada etapa eliminatória somente 03 serão classificados para o sábado (final)

Sábado, dia 5 (semifinal e final)
10h Início da 1ª etapa final do Concurso de Cucas (5 inscritos)
12h Intervalo para almoço
14h Início da 2ª etapa final do Concurso de Cucas (5 inscritos)
16h Início da 3ª etapa final do Concurso de Cucas (5 inscritos)
Em cada etapa eliminatória somente 01 será classificado para a grande final / 20h Premiação

 

 

Texto: Caroline de Souza

Foto: Ilustração

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.