Entenda como funcionará os radares em Guabiruba


Oito trechos de vias públicas de Guabiruba serão monitorados por um controlador de velocidade do tipo estático portátil a partir de 1º de outubro. A fiscalização será feita pela Polícia Militar em períodos alternados, já que haverá um único radar para controlar a velocidade de oito locais.
A escolha dos pontos, bem como estender o limite de velocidade de 50km/h por todo município ocorreu na noite de segunda-feira, 11, em uma reunião entre integrantes da Prefeitura de Guabiruba, Polícia Militar, Câmara Municipal de Vereadores, Núcleo de Empresários e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no gabinete do prefeito Matias Kohler.
Além do prefeito e vice Valmir Zirke, participaram do encontro o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Cristiano Kormann, comandante da PM de Guabiruba, sargento Weverton Martins Brandão, presidente do Núcleo de Empresários Luana Schumacher Vaz, presidente da CDL Patrícia Rothermel, coordenadora da GBTRAN Mariana Reis, chefe de Gabinete Romildo Kormann e os vereadores Waldemiro Dalbosco, Rosita Kohler, Felipe Eilert dos Santos, Paulo Ricardo Gums, Haliton Kormann, Jaime Luiz Nuss e Harri Westarb Neto.
Programa Trânsito Seguro
A medida havia sido anunciada no início do mês e integra o Programa Trânsito Seguro, que terá em 2017 blitz educativas e palestras de 18 a 25 de setembro durante a Semana Nacional de Trânsito. Uma campanha publicitária avisando sobre a implantação do radar também começou a ser veiculada no começo de setembro.
A coordenadora da GBTRAN de Guabiruba explica que campanhas educativas estão sendo feitas de forma mais intensiva desde 2014. “O objetivo principal de todas as ações é mudar o comportamento do motorista infrator. Chegamos em uma das últimas tentativas com a implantação do radar, pois apenas com as campanhas educativas não conseguimos barrar o excesso de velocidade.”, afirma. “Algumas pessoas relacionam o radar com a indústria da multa, mas se existe indústria da multa quem faz é o condutor infrator. Ninguém que dirigir com velocidade de até 57km/h em Guabiruba será multado”, completa Mariana, que tem formação em Engenheira Civil.
Ela explica que equipamentos de medição estão sujeitos a erros máximos admissíveis e que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN incorporou como margem de tolerância para aplicação da multa duas situações: nas velocidades de até 100 km/h são descontados 7 km/h, e, nas velocidades superiores a 100 km/h, 7%. “As notificações de autuação e de penalidade apresentam a velocidade permitida, aferida velocidade real do veículo no momento da captura), e a considerada, que é a decorrente da subtração da ‘margem tolerância’, no valor constatado pelo equipamento”, detalha.
O radar
O radar é o mesmo utilizado pelas polícias rodoviárias. Será alugado por R$ 8 mil mensais por tempo indeterminado pela prefeitura. Se os condutores respeitarem os limites de velocidade, a prefeitura poderá retirar o mesmo de operação. No entanto, se o excesso de velocidade permanecer e for identificado em outras vias, os oito trechos serão ampliados e mais ruas terão o monitoramento eletrônico.
O radar TruCam grava imagem e vídeo dos veículos infratores e é estático portátil, de acordo com a Resolução 396/2011. Não é considerado móvel, pois para isso deveria ter um medidor de velocidade instalado em veículo em movimento, que não é caso.
Mais informações sobre o assunto podem ser questionadas na GBTRAN pelo telefone 3308-3103.
Trechos monitorados por radar:
1) Guabiruba Sul – Rotatória da rua Dos Imigrantes (Maibaum) com a rua Brusque até a rotatória de acesso aos bairros Planície Alta e Lageado Baixo (Capelinha São João);
2) Lageado Baixo – Início da rua São Vendelino até a altura do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS);
3) Centro – Rua Brusque (rotatória da rua Dos Imigrantes -Maibaum) e rua 10 de Junho até rotatória de acesso entre os bairros Aymoré e Pomerânia;
4) Centro – Ruas Alois Erthal, José Júlio Schumacher e Vicente Scharf;
5) São Pedro – Rua São Pedro até bifurcação com as ruas Alsácia e Lorena;
6) Pomerânia – Rua Pomerânia até a altura da rua Vereador Vilson Antônio Gums (transversal à rua Pomerânia);
7) Aymoré – Rua Prefeito Carlos Boos;
8) Imigrantes – Rua Dos Imigrantes (do limite entre Guabiruba e Brusque até o início da duplicação. O trecho duplicado não será fiscalizado pelo radar).

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.