Unifebe Vargas PREFEITURA TEVAH

Efetivo da Guarda de Trânsito é insuficiente para atender a demanda

Em menos de três anos, o efetivo diminuiu 56%.

Brusque é a cidade de Santa Catarina com o maior número de veículos por habitante. Nos últimos dez anos a frota duplicou. A previsão é de que até 2030, mais de 240 mil veículos circulem pelas ruas do município. Em 2002, eram 41 mil veículos, em 2013, 87 mil, já em 2014, são mais de 90 mil veículos. Segundo uma pesquisa feita pelo Observatório Social de Brusque, a frota da cidade cresceu 107% nos últimos 10 anos.

Foto: Josi Dias

Foto: Josi Dias

Ao contrário do crescimento da frota veículos, está o efetivo da Guarda de Trânsito.  A primeira turma da GBT, formou-se em 2011 e era composta por 29 alunos. No entanto, esse número diminuiu 56% em um curto período. Atualmente, a Guarda conta com apenas com 13 servidores, número insuficiente para atender a demanda.

Segundo o diretor da GTB, Adalberto Zen, todos saíram porque foram aprovados em concursos melhores. “Muitos foram para a polícia militar, outros para o corpo de bombeiros, apenas um foi demitido por conduta irregular”.

Para recompor o efetivo, um concurso público foi realizado e o Curso de Formação de Agentes de Trânsito (CFAT), já está em andamento. O curso de 200 horas/aulas é composto por várias disciplinas, entre elas, legislação e primeiros socorros. Após as aulas teóricas, os agentes vão passar por um estágio de 15 dias nas ruas do município, onde a teoria será colocada em prática. Passado pelo estágio, os aprovados farão um curso de condução de veículos de emergência. A idéia é que os 15 novos agentes comecem a trabalhar no começo de 2015.

Repórter: Josi Dias

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.