Unifebe Vargas Neni TEVAH

Conheça as infrações mais comuns no trânsito de Brusque

Foto Celular
Estacionar em desacordo com a regulamentação, deixar de usar cinto de segurança e dirigir manuseando o telefone celular estão entre as três infrações mais comuns cometidas pelos motoristas em Brusque, entre os meses de janeiro e agosto deste ano. De acordo com o relatório emitido pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade, mais de sete mil multas foram aplicadas durante este período.
Desse total, cerca de duas mil estão relacionadas aos estacionamentos rotativos, 1,3 mil a falta do cinto de segurança e 965 ao uso de celular no volante. O secretário da Setram, Alonso Torres, destaca que esses números são razoavelmente elevados, visto o tamanho da frota atualmente existente no município, que ultrapassa 100 mil veículos.
“Os motoristas precisam entender a importância de cumprir a legislação de trânsito, pois toda a infração gera um risco e essa desatenção coloca o próximo em perigo. Essas constatações são feitas pelos agentes da Guarda de Trânsito e pelos Policiais Militares, que fazem com que as autuações sejam um alerta, que visam evitar possíveis acidentes”.
Para Alonso, esses índices chamam a atenção dos órgãos competentes, visto o número elevado de vítimas fatais ou que sofrem algum tipo de lesão corporal. Com o objetivo de coibir essas violações, a Setram por meio da Guarda Municipal de Trânsito, vem desenvolvendo diversas ações educativas. “Nosso intuito é orientar as crianças, os novos e os motoristas mais experientes, abordando assuntos relacionados à direção defensiva e a paz no trânsito”.
As equipes atuam nos educandários, autoescolas e empresas com palestras, debates e outras atividades lúdicas. “A conscientização é fundamental para que possamos criar uma cultura diferente no trânsito”.
Confira as principais infrações:

Estacionar em desacordo com a regulamentação- 2.156 (29,58%)
Deixar o condutor de usar o cinto de segurança- 1,311 (17,99%)
Dirigir veículo manuseando telefone celular- 965 (13,24%)
Conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado- 799 (10,96%)
Multa por não identificar o infrator- 678 (9,30%)
Dirigir veículo utilizando-se de telefone celular- 311 (4,27%)
Avançar o sinal vermelho do semáforo- 308 (4,23%)
Dirigir veículo sem possuir CNH/PPD/ACC- 257 (3,53%)
Dirigir veículo segurando telefone celular- 256 (3,51%)
Dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança- 247 (3,39%)

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.