Unifebe Vargas Neni TEVAH

Comitiva oficial alemã estará em Guabiruba para instalação de marco e para Badnertreffen

Nesta semana, uma comitiva oficial alemã de Baden-Württemberg estará na região com uma agenda voltada às questões políticas, acadêmicas, econômicas e culturais. O grupo de 27 pessoas, liderado por Christoph Schnaudigel, Landrat des Landkreises Karlsruhe (administrador distrital de Karlsruhe), fica no Vale do Itajaí de 13 a 19 de novembro.

Na segunda-feira, às 18h, a comitiva estará no Centro Administrativo da Havan e na terça –feira visitará o litoral catarinense (Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo). Na quarta-feira, feriado da Proclamação da República, Guabiruba recebe os alemães com uma programação cultural. A partir das 10h30, uma cerimônia na Praça Theodoro Debatin (rua Brusque, Centro) inaugura um obelisco em homenagem aos imigrantes badenses. O marco ficará no local onde estava a estátua O Semeador. Um outdoor ao lado da praça traz a mensagem na língua alemã: Sejam muito bem-vindos. Aqui, todo mundo se sente em casa.

Após a inauguração do marco, os presentes irão até o Salão Cristo Rei para a Badnertreffen – encontro das famílias de Baden. No local, será servido almoço e terá apresentações culturais, além de um café com cuca a partir das 14h. Todos os interessados podem participar das atividades. Os ingressos estão à venda na Fundação Cultural, Hospital, Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura por R$ 30 e os recursos serão destinados à Associação Hospitalar de Guabiruba.

O prefeito Matias Kohler destaca que a comitiva vem da mesma região dos antepassados que migraram da Alemanha em 1860. “Esse reencontro fomenta as áreas culturais, de tecnologia, acadêmica, buscando o viés no segmento econômico. Já o obelisco vai simbolizar o estreitamento desses laços com os nossos antepassados”, destaca.

Ele também explica que há alguns meses o prefeito Jonas Peagle solicitou que a estátua O Semeador, doada ao município de Guabiruba, voltasse para Brusque. “A necessidade da devolução da peça ocorreu em virtude do projeto das estátuas financiado pelo Governo Federal e que estava sendo cobrado na prestação de contas”, frisa o prefeito.

Kohler será um dos anfitriões da delegação alemã juntamente com a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC e acompanhará a delegação na sua programação, que estará, ainda, em Florianópolis na quinta-feira, 16, nos seguintes locais: Sapiens Park, Fundação Certi, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia –ACATE, Federação das Indústrias Catarinenses – FIESC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – FAPESC e Centro Administrativo do Governo de Santa Catarina.

Na sexta-feira, 17, às 10h, a comitiva participa da inauguração da Estação Inteligente na Unifebe e às 15h na entrega da Estação Climática na Praça Sesquicentenário, em Brusque. No sábado, 18, o grupo visita Blumenau e Pomerode.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.