Unifebe Vargas Neni TEVAH

Com baixo comparecimento, audiência pública explica sobre as drásticas mudanças no trânsito guabirubense

Evento ocorreu na noite desta quarta-feira (2), na Câmara de Vereadores do municipio;

Foto: Wilson Schmidt Junior -

Foto: Wilson Schmidt Junior –

Guabiruba – Aproximadamente 45 pessoas, a maioria delas ligadas a administração pública municipal, estiveram reunidas na Câmara de Vereadores de Guabiruba para discutir, por meio de Audiência Pública, as mudanças no trânsito da cidade; que irão começar a vigorar no próximo dia 2 de novembro. O encontro foi presidido pelo secretário de Trânsito e Mobilidade do município vizinho a Brusque, Paulo Sestrem. Durante pouco mais de uma hora ele apresentou para a plateia presente as principais mudanças no tráfego da região central, que funcionará numa espécie de binário.

De acordo com Sestrem, apesar de a população comparecer em maior número do que nas audiências anteriores em que ele esteve, ainda foi aquém do esperado. “Sempre a gente espera um número maior. Percebi que tem pessoas que nem moram nas ruas que serão alteradas, mas vieram realmente entender como vai ser a alteração. Creio que foi positiva, mas claro que a gente sempre espera mais pessoas. Porém, outras maneiras de divulgação, até mesmo na própria imprensa, vão acontecer”, avaliou o secretário.

Entenda as mudanças

A ideia da Prefeitura de Guabiruba é fazer um grande anel de contorno na região central, com quatro outros anéis de contorno em seu interior. De maneira sucinta, Sestrem explicou para Olhar do Vale (ODV) que um semáforo será implantado na Rua José Fischer, com a Rua Brusque, onde será implementado o início da mão única do binário. “O canteiro da Rua José Fischer será um pouco deslocado para permitir que veículos que saiam da São Pedro o fazer em dois tranquilamente, tanto pra direita, quanto pra esquerda”.

A região central de Guabiruba se transformará em um grande binário anti-horário. Toda a extensão da Rua Brusque e da Rua 10 de Junho, passando pela Rua José Dirschnabel, a partir de 2 de novembro próximo, será transformado em mão única. Ficará em um único sentido até a Rua Alois Erthal. Lá, todos os veículos vindos da Rua Guabiruba Sul e do Aymoré vão poder convergir, tendo a possibilidade de retornar em direção à Câmara de Vereadores ou seguir em direção a Prefeitura, entrando na Rua Selma Debatin. Nesta localidade haverá ou um outro binário com a Rua Aroldo Kormann. A Rua Theodoro Debatin continuará com mão dupla. A Luis Imhof será o último ponto de retorno para quem deseja voltar para o centro, antes da Rua São Pedro. “Essas são as mudanças mais significativas. Essas ruas ficam mão única, a não ser a saída da Julio Schumacher, após a São Pedro, o primeiro retorno para quem vem do Aymoré. As outras vias permanecem como estão”.

Ainda segundo Sestrem, as mudanças irão acarretar no melhor fluxo de veículos e, também, em mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres. “Nós vamos, inclusive, ter um espaço exclusivo para os ciclistas, com a implantação das ciclofaixas. Vamos ter travessias de pedestres sinalizadas com canteiros centrais, para o pedestre fazer a travessia em duas etapas e principalmente vamos ter a fluidez”, defendeu Paulinho.

Aval da população

Quem também conversou com ODV foi o prefeito Matias Kohler (PP). Para ele, a população avalizou as mudanças do trânsito guabirubense, as primeiras em 53 anos de história do município. “A gente sabe que vai ter alguns embates e até a necessidade de algumas correções a partir da implantação inicial, mas pra isso é que temos que ter atenção. Tem que se fazer medições, verificações e logicamente iniciar a implantação. Se apresentar a necessidade de alguma correção, é claro que vamos fazer no seu tempo devido”.

por Wilson Schmidt Junior

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.