Unifebe Vargas Neni TEVAH

Campanha da Acibr incentiva uso do Boletim de Ocorrência On-line

Campanha da Associação Empresarial de Brusque, visa divulgar o serviço para a comunidade brusquense e garantir uma estatística mais completa em torno da Segurança Pública.
A Delegacia Eletrônica é um serviço prestado pela Polícia Civil de Santa Catarina, disponibilizado aos cidadãos por meio de uma página na internet, 24 horas por dia, o que possibilita fazer o registro de ocorrências, sem a necessidade de deslocamento até uma Delegacia de Polícia. Mas apesar da facilidade em acessar o serviço, a quantidade de pessoas que o utiliza ainda é baixa. E com o objetivo de incentivar o seu uso, a Associação Empresarial de Brusque – Acibr, iniciou uma campanha de divulgação do Boletim On-line.
De acordo com o presidente da entidade, Halisson Habitzreuter, o número de ocorrências cadastradas, nem sempre reflete a realidade, já que muitas pessoas deixam de registrar o BO. “Essa campanha em prol do uso do Boletim On-line, além de buscar a conscientização da população, visa garantir que tenhamos dados cada vez mais próximos da realidade, pois sempre que vamos pleitear melhorias na área de Segurança Pública, somos confrontados com as estatísticas. E como ainda é grande o número de cidadãos que deixa de fazer o BO por ser trabalhoso se deslocar até a Delegacia, ou por não acreditar que seu problema vai ser solucionado, cabe a nós, enquanto entidade, buscar facilitar esse processo e destacar a seriedade das Polícias Civil e Militar, que são instituições sérias e que trabalham para o bem-estar da sociedade”, salienta Halisson.
Paralelo a divulgação do serviço em suas mídias sociais e anúncios institucionais nos meios de comunicação, a Acibr disponibiliza o acesso para a página da Delegacia Eletrônica em seu site. “Queremos dar ênfase a facilidade que é fazer o BO sem sair de casa, por meio do site da Associação Empresarial ou da Polícia Civil. Mas, vale observar, que a campanha não é só no sentido de incentivar o uso do Boletim On-line. Também precisamos conscientizar a comunidade, da importância de registrar todas as ocorrências, seja à distância ou de forma física. As pessoas precisam ter o hábito de fazer o BO, mesmo em casos considerados simples, para que tenhamos números que representam a real situação de nossa cidade”, completa o presidente da Acibr.
 Parceria
A iniciativa da Associação Empresarial em promover a campanha, é elogiada pelo delegado regional de Polícia Civil em Brusque, Fernando De Faveri. “Sabemos que a Delegacia de Polícia é um órgão com alta movimentação e por meio do Boletim On-line, as pessoas podem fazer o registro em suas casas, pelo computador ou celular. Desde perda de documento, furto de celular, roubo em comércio, a acidente de trânsito, todos os boletins de ocorrências de crimes patrimoniais e outros que estão elencados no site da Polícia Civil, no ícone Delegacia Eletrônica, podem ser feitos à distância. A pessoa recebe um número de protocolo que é submetido a homologação de um policial, e em seguida, esse boletim pode ser impresso. Acreditamos que essa facilidade, motive as pessoas a registrarem mais ocorrências, fazendo com que a estatística seja melhor alimentada, e ao final dos balanços mensais de crimes, vamos ter um reflexo real do que está ocorrendo. Diante desse quadro, essa proposta da Acibr, para divulgar e incentivar o registro das ocorrências, vem contribuir significativamente. É uma parceria importante para nós”, considera o delegado.
O comandante da Polícia Militar de Brusque, Moacir Gomes Ribeiro, enaltece a necessidade de utilizar a tecnologia como aliada e avalia o serviço como essencial. “A Polícia Militar também já vem usando a tecnologia embarcada nas viaturas como ferramenta de trabalho diário. Hoje, conseguimos fazer tudo dentro das viaturas, sem precisar ficar preenchendo formulários e sem a necessidade de as pessoas atendidas pelo policial numa ocorrência, terem que se deslocar até o Batalhão, para retirar um documento. E o Boletim On-line é outra ferramenta que vem para ajudar. Ele agiliza o atendimento à comunidade, o andamento dos inquéritos, e os processos a serem feitos. Ajuda inclusive, a diminuir o serviço burocrático e otimiza o trabalho dos servidores que passam a ter mais tempo para se dedicar ao serviço operacional. Essa parceria da Associação Empresarial com a Polícia Civil é muito importante. Há muito ainda a se fazer e temos que avançar. Com certeza, por meio do Boletim On-line, a comunidade vai ser atendida com mais rapidez e eficiência”, observa o representante da PM.
BOX
Boletim On-line
www.delegaciaeletronica.sc.gov.br
www.acibr.org.br
Ocorrências que podem ser registradas à distância:
– Acidente de trânsito sem vítima
– Perda de documentos e/ou objetos
– Recuperação de documentos e/ou objetos
– Ameaça, calúnia, injúria e difamação
– Furto e roubo
– Danos causados por fenômenos naturais
– Denúncia anônima
Ilustração: Print do site da Acibr
Legenda: Acesso ao site da Delegacia Eletrônica pode ser feito por meio do site da Acibr

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.