Unifebe Vargas Neni TEVAH

Brusque recebe Cristovam Buarque na próxima segunda-feira

Senador será o palestrante do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas

Cristovam Buarque - crédito Pedro França

O senador e professor Cristovam Buarque estará em Brusque na próxima segunda-feira, 18 de setembro, para a segunda conferência magna que integra o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, realizadas para marcar o Bicentenário da Independência do Brasil.

Na oportunidade, Buarque falará sobre o tema ‘Educação, Prioridade Nacional: Um Imperativo!’. A conferência será realizada às 19 horas no Teatro do Centro Empresarial de Brusque.

O Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas foi idealizado pelo historiador Paulo Vendelino Kons e conta com o apoio de diversas entidades do município, como a Casa de Brusque, o Instituto Aldo Krieger (IAK), a Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e as Igrejas Católica, Evangélica Luterana e o Conselho de Pastores de Brusque, além do Hotel Gracher. O objetivo é ofertar, gratuitamente, um ciclo de sete Conferências Magnas Temáticas, marcando cada ano que falta para o Bicentenário.

O projeto teve início em 2016 e segue até 2022. “Dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do Bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro“, enfatiza Kons.

A Conferência Magna inaugural foi ministrada por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, sob o tema ‘A Monarquia na construção do Brasil independente’, em novembro de 2016. E os temas para os próximos anos já estão definidos: ‘Fé e Cultura’ (2018), ‘Desenvolvimento Sustentável’ (2019), ‘A Arte da Política e da Administração’ (2020), ‘Aldeia Global’, ‘Nossa Casa Comum!’ (2021) e ‘Desafios e Perspectivas para o Brasil’(2022).

“Assim, oportunizamos uma profunda reflexão sobre a trajetória histórica dos 200 anos do Brasil independente, para que os brusquenses repensem a formação do país e de suas instituições e reflitam sobre os percursos e percalços ocorridos ao longo dos séculos. Trata-se de oportunidade singular para discutir um projeto estratégico de nação. Queira Deus que o Bicentenário seja uma ocasião para reafirmar o compromisso com a democracia, por meio do diálogo, e da busca incansável pela paz, para construirmos juntos um Brasil fraterno e justo”, explica Kons.

 

 

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.