Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Amanhã é o último dia para trocar o extintor do carro

Quem for pego com o extintor antigo, vai estar cometendo uma infração grave e pode ser multado.

Uma nova determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece que veículos automotores passem a contar com novos extintores de incêndio, agora com carga ABC. A medida entra em vigor nesta quinta-feira(01). Quem não cumprir a norma será multado em R$ 127,69 e autuado com cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A medida, determinada pela Resolução 333/2009 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa aumentar o nível de segurança contra um eventual incêndio ao oferecer proteção contra acidentes provocados por combustíveis, pane elétrica e sólidos.

Os antigos extintores servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.). Já os com carga ABC, são eficazes também no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo.

O valor médio do novo extintor é de R$ 60 e o prazo de validade é de cinco anos.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.