Triatleta brusquense se destaca entre os melhores do mundo no Ironman realizado em Florianópolis


Aos 51 anos, o brusquense Marcos Alexandre da Silveira colocou Brusque essa semana no topo do pódio de uma das principais competições da América do Sul. Entre alguns dos melhores triatletas do mundo, Alexandre terminou com a terceira colocação do Ironman Internacional de Florianópolis, realizado domingo (28) na capital catarinense. Cerca de 2,5 mil atletas de diversos países participaram.
Alexandre finalizou o percurso após 9 horas e 36 minutos. Com o terceiro lugar, o brusquense de quebra garantiu vaga para o mundial do Havaí que ocorre no mês de outubro nos Estados Unidos. Em 2014, junto com outro brusquense, Felipe Eilert dos Santos, o atleta já teve a oportunidade de representar Brusque e a delegação brasileira na competição mundial.
“Foi uma experiência bem bacana, um clima todo diferente, com os melhores atletas do mundo”, comenta o ele, que desde 2010 participa do triatlo. O primeiro Iron foi realizado em 2012. Essa foi a quarta vez que o triatleta participa da edição de Florianópolis. Em todos conseguiu completar a prova em menos de 10 horas. Com o tempo de 9h36min, o triatleta encerrou apenas cerca de seis minutos abaixo do primeiro colocado. O desempenho poderia ter sido ainda melhor. “Fiz uma ótima prova de natação e ciclismo. O desempenho na corrida ficou um pouco abaixo, pois estava com o pé machucado. Mas estou muito feliz pelo resultado, pois eu brinco de fazer esporte, não me cobro para nada. Faço porque gosto, sem obrigação de vencer”, ressalta.
Outros quatro atletas da Atribrusque completam a prova
Atletas da Atribrusque/Extreme Academia/FME também estiveram representando a cidade em Florianópolis. Outro grande resultado conquistado por um atleta brusquense foi o de Charles Albani Dadam, sexto colocado na categoria 55 a 59 anos. Paulo Ricardo dos Santos, o Paulinho, foi o 12º na mesma categoria, enquanto Paulo Schulte da Silva foi o 16º na categoria de 60 a 64 anos. Competindo em uma das categorias mais disputadas do Ironman, Cleber Soares encerrou a prova na posição de número 221 (veja todos os resultados abaixo).
Com o melhor desempenho da equipe, tanto no quesito colocação, quanto em relação ao tempo de prova, Charles Dadam diz que sai satisfeito pelo resultado até mesmo em razão das condições climáticas enfrentadas. “Uma prova com bastante chuva e essa era uma preocupação, principalmente na bicicleta onde ocorre muitos acidentes”, salienta. “Por sorte nosso grupo não sofreu nenhum. Mesmo na condição adversa, todos fizeram uma prova muito boa. O Iron sempre é um aprendizado, e com a experiência que adquirimos temos mais segurança para enfrentar esses desafios, mas sempre se respeita essas situações porque é uma prova de endurance, que não permite erros e tudo pode acontecer”, observa.
Charles precisou de 10h28min para completar a prova e teve que superar, além da dificuldade natural da prova, uma lesão de bicicleta ocorrida há cerca de 25 dias. “Achei que pudesse comprometer a corrida, mas apliquei uma técnica de mentalização e foco total e, em alguns momentos da prova, houve uma espécie de transe que fui focado e passei momentos da prova de forma muito rápida, e isso me deixou muito satisfeito”, observa. “Saio 100% satisfeito porque talvez não tivesse conseguido nem completar a prova, e ainda consegui um resultado bastante expressivo. Nossos colegas também que tiveram nesta luta e baixaram seus tempos, nos acompanharam nos treino diários, estivemos desde o começo juntos”, celebra.
O presidente da Atribrusque, Everaldo Batista, o Xineca, enalteceu o desempenho dos atletas que representaram a equipe. “Foi uma prova duríssima, com tempo muito ruim, mas os atletas de Brusque foram muito focados. O Alexandre estava muito bem e os atletas filiados a Atribrusque todos conseguiram grandes tempos. O Charles mesmo foi um guerreiro ao conseguir resultado tão expressivo mesmo correndo lesionado. Com certeza os cinco atletas de Brusque representaram muito bem a nossa cidade”, finaliza.
Resultados dos atletas da Atribrusque
Charles Albani Dadam
Tempo: 10:28:08
Classificação Categoria (55-59) = 6º Lugar
Classificação Geral: 515
Cleber Soares
Tempo: 10:58:19
Classificação Categoria: (35-39) = 221
Classificação Geral: 790
Paulo Ricardo Soares Dos Santos
Tempo: 10:59:03
Classificação Categoria (55-59) = 12
Classificação Geral: 797
Paulo Roberto Schulte Da Silva
Tempo: 13:50:01
Classificação Categoria (60-64) = 16
Classificação Geral: 1890

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.