Unifebe Vargas Neni

Programa Eu Quero Viver Bem oferece atividade física gratuita em Guabiruba

Não há desculpas para não se exercitar em Guabiruba;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Guabiruba – Está cada vez mais difícil arranjar uma desculpa para não praticar uma atividade física. Em Guabiruba, toda quinta-feira são oferecidas aulas gratuitas de dança (ritmo) e ginástica (circuito) no Ginásio Municipal João Scheffer às 8h30 e 14h e no salão da Capela São Vendelino, no Lageado Baixo, às 15h30. É só chegar com roupa confortável, garrafa de água e muita força de vontade. O resto fica por conta da educadora física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, Eduarda Schweigert. É ela quem comanda, por uma hora, a queima de calorias e a descontração dos participantes, formado quase que exclusivamente por mulheres.

O Programa Eu Quero Viver Bem é oferecido pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde e NASF, e surgiu com o objetivo de proporcionar à comunidade práticas corporais que promovam saúde e qualidade de vida. Crianças, jovens, adultos e idosos participam das aulas. Mães e filhas, inclusive.

Daiane Silva, 33 anos, leva junto a Isla, de 3 aninhos. Isla já virou a mascote da turma vespertina do Centro formada por aproximadamente 20 pessoas. “Eu amo. Não perco nenhum dia e trago a Isla, que faz as atividades também, mas claro, no ritmo dela”, conta a mãe Daiane, que considera o programa muito importante. “Moro em Guabiruba há seis meses e com essa atividade consegui me enturmar, além de cuidar da saúde”, reforça.

Há dois meses as aulas são oferecidas e as pessoas podem começar a participar das atividades a qualquer momento.

Pesquisa norteou a escolha e horário das atividades

Antes de iniciar o Eu Quero Viver Bem, a Secretaria de Saúde realizou uma pesquisa com as famílias via agente comunitário de saúde. A educadora física relata que nesse questionário foi respondido que tipo de atividade física a pessoa gostaria de fazer e em qual horário. “Com as respostas obtidas, descobrimos que as modalidades que mais interessavam eram dança/ritmo e ginástica/circuito”, pontua Eduarda.

Ela explica que a dança tem característica aeróbica, ou seja, é uma atividade corporal mais intensa embalada por diferentes ritmos musicais. “São atividades funcionais que utilizam o peso do corpo. Os movimentos são parecidos com os feitos no dia-a-dia. Essa modalidade trabalha a agilidade, coordenação motora, ritmo e noção de espaço- temporal”, detalha.

Segundo Eduarda, a ginástica e o circuito são atividades mais localizadas, com alguns pesos e materiais. “Estão mais voltadas ao trabalho de força e tônus muscular. Utilizamos materiais como colchonetes, tornozeleiras, halteres, bola suíça, estepes, entre outros”, frisa.

 Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3354-2395 com o NASF.

 Serviço

O que? Programa Eu Quero Viver Bem

Quais atividades? Aulas de Ritmos e Ginástica

Quando? Toda quinta-feira

Onde? No Ginásio Municipal João Scheffer, das 8h30 às 9h30 / 14h às 15h, e no salão da Capela São Vendelino, no Lageado Baixo, das 15h30 às 16h30

Quem pode participar? Pessoas acima de 16 anos. Crianças acompanhadas dos pais.

Custo? Gratuito

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.