Unifebe Brusque Vargas Têxtil

Exclusivo: Matheus Rheine ministra palestra a estudantes do Padre Lux

Palestras com personalidades do município marcaram semana da inclusão

11950913_10207863606247796_560357767_n

Foto: Anderson Vieira –

Brusque – Os alunos de 1° a 9° anos da escola Padre Lux receberam na tarde de hoje, 2, o paratleta recordista Matheus Rheine, nadador e medalhista paraolímpico encerrando o ciclo de palestras promovidas pela escola na semana da inclusão.

Na palestra, o atleta contou sobre seus 22 anos de vida, os desafios em sua carreira seus sonhos e como ele lida com a cegueira. Para ele, o mais importante nesse processo de aprendizado e de superação da limitação física foi o apoio de sua família.

Com bom humor, Matheus deixa claro que o mais importante na vida, é ser feliz e acreditar nos objetivos, sempre com disciplina e respeito ao próximo “A partir do momento que eu comecei a competir, conhecer novas culturas acho que minha vida mudou muito para melhor, passei a me relacionar melhor com as pessoas, ser mais feliz” conta Matheus.

A iniciativa das palestras partiu da professora Valdete de Carvalho Andrade, especializada em educação inclusiva, juntamente com a Direção da Escola. Valdete acredita que essa interação direta com os alunos é um grande fator motivacional e mostra que a deficiência pode ser um limite de algo, mas não impede os seres humanos de viver, “é muito gratificante ver os alunos interagindo e reconhecendo no Matheus esse grande ser humano que ele é, e essa alegria que ele traz”, complementa Valdete.

Essa não é a primeira vez que Matheus participa como ministrante de palestras em escolas, segundo ele, sempre que sobra um tempo livre, gosta de participar da comunidade e contar sua história, sempre com um retorno muito positivo da criançada “Se eu puder influenciar de forma positiva uma pessoa pelo menos já valeu a pena o tempo” enfatiza.

Na próxima segunda, 7, Matheus retoma os treinos com foco nas paraolimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, com otimismo diz que vai brigar pelas medalhas. O atleta hoje está em 2º lugar no ranking mundial dos 100m livre e 3° nos 400 livre.

11992425_10207863595487527_1489198304_n

Foto: Anderson Vieira

 

Orgulho Brusquense

Matheus recebeu na tarde de terça-feira, 6, da Fundação Municipal de Esportes a medalha de Orgulho Brusquense, como forma de reconhecer as conquistas do nadador, principalmente nos Jogos Parapan-Americanos, realizado no mês de agosto, em Toronto, no Canadá. Durante a competição, o atleta garantiu dois ouros e mais uma vez levou o nome da cidade ao topo do pódio.

11948212_10207864222783209_409853423_n

Foto: Secom/Brusque

texto por Fernanda de Freitas

fotos por Anderson Vieira

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.