Unifebe Vargas

Cuidados na hora de treinar

Quais são as precauções para que o exercício físico não se torne o vilão da sua saúde

esportes

.

A importância dos exercícios físicos para a saúde é inquestionável. Jaqueline Branger, de18 anos, se sente mais disposta e até mesmo mais feliz depois que passou a se exercitar regularmente. A mudança se refletiu até mesmo na alimentação. “Estou comendo apenas coisas saudáveis”, ela diz. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que essa prática não tenha um efeito justamente contrário do que se pretende.

Os sedentários têm mais chances de desenvolver algumas patologias silenciosas como a hipertensão e diabetes que podem se agravar se o exercício não for feito adequadamente. Para que esse tipo de problema não ocorra, antes de começar qualquer tipo de treinamento é necessário fazer um check up.

O instrutor de musculação Geovane Vieira Dutra também alerta sobre a importância da roupa adequada, desde o tênis (existe um tipo específico para cada atividade), até o uso do top para as mulheres. Quando elas usam sutiã a eficiência do treino cai bastante e a longo prazo pode inclusive fazer o peito cair. Ele reforça a importância dos exames médicos antes de começar o treinamento “O que vai decidir o tipo de treino é a genética, o corpo”.

De acordo com o instrutor, para os adeptos da caminhada ou corrida na Beira Rio, ele lembra a importância do protetor solar e da hidratação. A respiração deve ser feita naturalmente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. E para os casais que gostam de caminhar de mãos dadas a dica é: não faça, isso pode causar uma lesão no ombro, porque enquanto um braço faz o movimento natural, o outro está preso. Quem vai começar agora não pode ir com muita sede ao pote. O ideal é que comece com 20 minutos de caminhada moderada e que vá aumentando o ritmo e o tempo gradativamente para que o corpo se acostume com o exercício.

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.