Unifebe Vargas Neni TEVAH

Cerimônia de acendimento do Fogo Simbólico dos Jasc será nesta quinta-feira (19)

Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina, Brusque recebe nesta quinta-feira (19) o acendimento do Fogo Simbólico. O ato marca um dos principais momentos dos Jasc que este ano serão realizados na cidade de Lages.

A cidade brusquense tradicionalmente realiza o acendimento, como forma de reconhecimento ao pioneirismo no esporte e nesta que é até hoje a principal competição do desporto estadual.

Em todo o seu simbolismo, a chama dos Jasc será acesa no local de seu nascimento. Em Brusque, município-sede da primeira edição, em 1960, após a idealização da competição por Arthur Schlösser, auxiliado por Rubens Fachini, ambos em memória.

A chama será acesa a partir das 20h na Sociedade Esportiva Bandeirante. A cerimônia dá o pontapé oficial para o início da competição que será realizada de 3 a 11 de novembro na serra catarinense. Durante o evento, vários brusquenses que deixaram seu legado nos Jasc serão homenageados, são eles: Arthur Schlosser (in memorian), Rubens José Facchini (in memorian), Orlando Francisco Müller (Pipoca), Ruth Mosimann Hoffmann, Vinícius José Bado (Badão), Bruno Appel, o China (in memorian), Osni Cesar Müller, além de Rudi Nodari, também um dos precursores da competição.

Para o evento, também são esperadas autoridades que executam o esporte catarinense. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Erivaldo Caetano Nunes, além do prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, entre outros.

O superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Ademir Luiz de Souza, o Toto, ressalta que o acendimento do Fogo Simbólico é um dos eventos mais importantes dentro do calendário esportivo municipal e estadual. “É um evento impar para Brusque, pois a tocha é o principal símbolo dos jogos remetendo aos rituais e tradições da Grécia antiga. Simboliza a continuidade e o legado deixado por Arthur Schlösser, seu amor e determinação pelo esporte. Quando lembramos disso, aumenta a nossa responsabilidade e sentimento de gratidão e muito orgulho, por Brusque continuar com esta missão de manter acesa à chama do esporte”, destaca.

Sobre a competição
A primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina foi realizada em 1960, porém, desde 1957, Arthur Schlösser buscava a realização do evento. Em 1958, 59 e até o início dos primeiros JASC, as reuniões comandadas por ele – eleito presidente da CCO – Comissão Central Organizadora – foram sendo realizadas regularmente, em seu escritório, e também na Sociedade Esportiva Bandeirante. Desde então, antes da abertura dos Jogos Abertos, o fogo simbólico é aceso na cidade, que foi a sede da primeira edição.

Os Jogos Abertos de Santa Catarina serão realizados entre 3 e 11 de dezembro, em Lages. A expectativa da presença de atletas é de 4 mil, além de dirigentes e integrantes das equipes. Serão mais de 100 municípios envolvidos na competição, promovida pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, juntamente com a Prefeitura de Lages.

Serviço
Cerimônia do fogo simbólico dos Jasc
Quando: quinta-feira (19 de outubro)
Local: Sociedade Esportiva Bandeirante
Horário: 20h

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.