6º Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada foi realizado em Brusque

Foto: divulgação -

Foto: divulgação -
Foto: divulgação –

Brusque – O Clube Caça e Tiro Araújo Brusque sediou no sábado, 16 de julho, a sexta etapa de 2016 do Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada. Promovido pela Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina (FETC), o evento também fez parte das comemorações dos 150 anos de fundação de Clube, considerado o mais antigo clube de tiro em atividade do país.

Ao longo de todo o dia, dez equipes e cerca de 120 competidores, das cidades de Brusque, Blumenau, Pomerode, Timbó, Rio do Sul, Ibirama, Jaraguá do Sul e Joinville, participaram das disputas. “Foi uma competição ainda mais especial para nós, por conta do sesquicentenário do Clube Caça e Tiro e, inclusive, fizemos premiações exclusivas para a competição, com troféus e medalhas alusivas à data. A participação no evento foi um sucesso, tivemos mais de 120 atiradores, o que foi mais do que esperado. Para nós foi uma satisfação enorme sediar as disputas e manter essa tradição”, comentou o Diretor de Tiro do Clube de Brusque, Daniel Imhof.

Ao todo, cerca de 20 atiradores do Clube Caça e Tiro participaram das disputas e conseguiram bons resultados.  A partir de agora iniciam os preparativos para a 7ª etapa do Campeonato Catarinense, que acontece em Jaraguá do Sul, no dia 6 de agosto. “O Clube Caça e Tiro estará em massa, marcando presença e com certeza muitos pontos na disputa estadual”, comentou Imhof.

Publicidade

Laços fortalecidos

A etapa do Campeonato Catarinense também fortaleceu os laços entre Clube Caça e Tiro Araujo Brusque e do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom (RS), com a 49ª edição do Torneio da Amizade de Tiro, realizada entre as equipes dos clubes. O evento integrou ainda mais os atiradores, que relembraram histórias do intercâmbio que acontece há quase cinco décadas.

Entre eles estava o senhor Evaldo Dreger, que aos 92 anos não deixou de participar deste momento tão significativo para a história do Clube brusquense. Ele, que já foi atleta de futebol, tênis, bolão e tiro participou dos primeiros encontros realizados entre Brusque e Campo Bom. “Naquela época tínhamos as disputas entre os clubes de atiradores no Rio Grande de Sul e por conta do centenário do Caça e Tiro, em 1966, surgiu o primeiro intercâmbio entre um clube catarinense com um gaúcho, que foi com a Sociedade de Atiradores de Novo Hamburgo (RS). No ano seguinte soubemos dessa parceria e convidamos os atiradores de Brusque a irem até Campo Bom e assim, desde outubro de 1967 nos preocupamos em dar continuidade e essa parceria e não deixamos de nos encontrar nenhuma vez. Ver um clube com uma estrutura dessas como o Caça e Tiro, e ver as novas gerações dando continuidade a esse trabalho, é maravilhoso”, comentou emocionado seu Dreger, que teve o pai como foi um dos fundadores do Clube 15 de novembro.

Da mesma forma, o presidente licenciado do Caça e Tiro, Ewaldo Ristow Filho também destacou a parceria entre os clubes, que é considerada rara até hoje. “Poder sediar mais uma etapa do Campeonato Catarinense é um orgulho para nós, não só pela competitividade entre as equipes, mas principalmente para fortalecer os laços de amizades e o clima de confraternização. E nesse aspecto destacamos a equipe gaúcha do 15 de Novembro, que dá continuidade a esse intercâmbio que existe desde 1967, e que mesmo com a renovação das equipes ainda continua. Esperamos que esses laços continuem e que daqui a cinco décadas possamos chegar as comemorações dos nossos 200 anos e de quase cem de intercâmbio com Campo Bom. Com certeza cada vez mais para nós é um privilégio podermos nos encontrar e lembrar das histórias e dos momentos em que compartilhamos”, comentou Ristow Filho.

Você sabia?

A história do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, desde os seus primeiros dias está intimamente ligada à história de Brusque. Fundado em 14 de julho de 1866, por um grupo de moradores da Colônia Itajahy, o Clube surgiu para reunir os praticantes de tiro ao alvo. Ao longo dos anos, o local tornou-se não só um espaço para a atividade esportiva, mas social, com confraternizações e práticas de costumes de origem germânica, transformando-se em um local de lazer, de encontros e festas. Entre elas, a primeira Schützenfest, a ‘Festa dos Atiradores’, considerada uma das mais importantes manifestações da cultura alemã na época. Além disso, as quatro primeiras edições da Festa Nacional do Marreco – Fenarreco teve como palco as instalações do Caça e Tiro, reforçando ainda mais o papel da entidade na história de Brusque. Além disso, com a ampliação de seus espaços, o clube também sediou ao longo dos anos inúmeras competições de tiro e de outros esportes, como bocha, bolão, futebol, e diversos outros, praticados até hoje em sua sede, localizada na rua Hercílio Luz, no coração da cidade.

Confira a classificação da 6ª etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada:

*Equipes:

          A.C.E. 1 DE MAIO                        1198,0              1

          C.C.T. ARAUJO BRUSQUE           1195,0              2

          CLUBE ATIRAD.JARAGUA            1195,0              3

——————————————————————————

          CLUBE ATIRAD. POMERO            1188,0                4

          S.A. RIO SELLIN                               1188,0                5

          S.E.R.1 DE JANEIRO                       1188,0                6

          S.D.C.C.JOINVILLENSE                 1187,0                7

          CCT.FREDERICO DONNER          1183,0               8

          C.C.T. RIB.ITOUPAVA                    1169,0                9

          CAMPO BOM – RS                             1151,0              10

          C.C.T. DIAS VELHO                          961,0               11

Torneio da Amizade:

*Individual:

1º Lugar – Fabricio Ulber                       100 pts.         CCTAB

2º Lugar – Marcelo Belli                         100 pts.          CCTAB

3º Lugar – Vicente Kohler                      100 pts.          CCTAB

4º Lugar – Fabio Imhof                           100 pts.          CCTAB

5º Lugar – Pedro Ohlweiler                     99 pts.           CCTAB

*Equipe:

CCTAB         598 pts.(Brusque)

15 NOV.        576 pts.(Campo Bom)

*Rei Do Clube:

Rei              Armando Jair Imhof  (CCTAB)       

1º Cav.        Rogerio B. Nobrega   (CCTAB)  

2º Cav.        Daniel D. Imhof   (CCTAB)  

*Rei Do Dia:

Rei              Jonathan Haenchen

1º Cav.        Rogerio Barbosa Nóbrega  (CCTAB)  

2º Cav.        Ovidio Reichert  (CCTAB)  

Além disso, nas premiações de Medalha Individual, o Clube Caça e Tiro garantiu o terceiro lugar na categoria A, com Fabricio Ulber (100 pontos); o primeiro lugar na categoria D, com Pedro Adolfo Ohlweiler (99 pontos); e o primeiro lugar na categoria Veterana, com Vicente Kohler (100 pontos).

Já no Troféu Individual, o atirador brusquense Marcelo Gartner Belli conquistou o terceiro lugar (com 100 pontos), e garantiu ainda a segunda colocação no Prêmio Individual (Categoria B – 200 pontos). Além dele, Fabricio Ulber alcançou a 13ª posição (Categoria C – 199 pontos) e Fernando Ulber a 15ª colocação (Categoria B – 199 pontos) também no Prêmio Individual.

por Assessoria de Imprensa

Comentários


Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluídos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.