Unifebe Vargas

6º Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada foi realizado em Brusque

Ao todo dez equipes do Estado participaram das disputas. Evento fez parte das comemorações do sesquicentenário do Clube Caça e Tiro Araújo Brusque;

Foto: divulgação -

Foto: divulgação –

Brusque – O Clube Caça e Tiro Araújo Brusque sediou no sábado, 16 de julho, a sexta etapa de 2016 do Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada. Promovido pela Federação Esportiva de Tiro e Caça de Santa Catarina (FETC), o evento também fez parte das comemorações dos 150 anos de fundação de Clube, considerado o mais antigo clube de tiro em atividade do país.

Ao longo de todo o dia, dez equipes e cerca de 120 competidores, das cidades de Brusque, Blumenau, Pomerode, Timbó, Rio do Sul, Ibirama, Jaraguá do Sul e Joinville, participaram das disputas. “Foi uma competição ainda mais especial para nós, por conta do sesquicentenário do Clube Caça e Tiro e, inclusive, fizemos premiações exclusivas para a competição, com troféus e medalhas alusivas à data. A participação no evento foi um sucesso, tivemos mais de 120 atiradores, o que foi mais do que esperado. Para nós foi uma satisfação enorme sediar as disputas e manter essa tradição”, comentou o Diretor de Tiro do Clube de Brusque, Daniel Imhof.

Ao todo, cerca de 20 atiradores do Clube Caça e Tiro participaram das disputas e conseguiram bons resultados.  A partir de agora iniciam os preparativos para a 7ª etapa do Campeonato Catarinense, que acontece em Jaraguá do Sul, no dia 6 de agosto. “O Clube Caça e Tiro estará em massa, marcando presença e com certeza muitos pontos na disputa estadual”, comentou Imhof.

Laços fortalecidos

A etapa do Campeonato Catarinense também fortaleceu os laços entre Clube Caça e Tiro Araujo Brusque e do Clube 15 de Novembro, de Campo Bom (RS), com a 49ª edição do Torneio da Amizade de Tiro, realizada entre as equipes dos clubes. O evento integrou ainda mais os atiradores, que relembraram histórias do intercâmbio que acontece há quase cinco décadas.

Entre eles estava o senhor Evaldo Dreger, que aos 92 anos não deixou de participar deste momento tão significativo para a história do Clube brusquense. Ele, que já foi atleta de futebol, tênis, bolão e tiro participou dos primeiros encontros realizados entre Brusque e Campo Bom. “Naquela época tínhamos as disputas entre os clubes de atiradores no Rio Grande de Sul e por conta do centenário do Caça e Tiro, em 1966, surgiu o primeiro intercâmbio entre um clube catarinense com um gaúcho, que foi com a Sociedade de Atiradores de Novo Hamburgo (RS). No ano seguinte soubemos dessa parceria e convidamos os atiradores de Brusque a irem até Campo Bom e assim, desde outubro de 1967 nos preocupamos em dar continuidade e essa parceria e não deixamos de nos encontrar nenhuma vez. Ver um clube com uma estrutura dessas como o Caça e Tiro, e ver as novas gerações dando continuidade a esse trabalho, é maravilhoso”, comentou emocionado seu Dreger, que teve o pai como foi um dos fundadores do Clube 15 de novembro.

Da mesma forma, o presidente licenciado do Caça e Tiro, Ewaldo Ristow Filho também destacou a parceria entre os clubes, que é considerada rara até hoje. “Poder sediar mais uma etapa do Campeonato Catarinense é um orgulho para nós, não só pela competitividade entre as equipes, mas principalmente para fortalecer os laços de amizades e o clima de confraternização. E nesse aspecto destacamos a equipe gaúcha do 15 de Novembro, que dá continuidade a esse intercâmbio que existe desde 1967, e que mesmo com a renovação das equipes ainda continua. Esperamos que esses laços continuem e que daqui a cinco décadas possamos chegar as comemorações dos nossos 200 anos e de quase cem de intercâmbio com Campo Bom. Com certeza cada vez mais para nós é um privilégio podermos nos encontrar e lembrar das histórias e dos momentos em que compartilhamos”, comentou Ristow Filho.

Você sabia?

A história do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque, desde os seus primeiros dias está intimamente ligada à história de Brusque. Fundado em 14 de julho de 1866, por um grupo de moradores da Colônia Itajahy, o Clube surgiu para reunir os praticantes de tiro ao alvo. Ao longo dos anos, o local tornou-se não só um espaço para a atividade esportiva, mas social, com confraternizações e práticas de costumes de origem germânica, transformando-se em um local de lazer, de encontros e festas. Entre elas, a primeira Schützenfest, a ‘Festa dos Atiradores’, considerada uma das mais importantes manifestações da cultura alemã na época. Além disso, as quatro primeiras edições da Festa Nacional do Marreco – Fenarreco teve como palco as instalações do Caça e Tiro, reforçando ainda mais o papel da entidade na história de Brusque. Além disso, com a ampliação de seus espaços, o clube também sediou ao longo dos anos inúmeras competições de tiro e de outros esportes, como bocha, bolão, futebol, e diversos outros, praticados até hoje em sua sede, localizada na rua Hercílio Luz, no coração da cidade.

Confira a classificação da 6ª etapa do Campeonato Catarinense de Carabina Apoiada:

*Equipes:

          A.C.E. 1 DE MAIO                        1198,0              1

          C.C.T. ARAUJO BRUSQUE           1195,0              2

          CLUBE ATIRAD.JARAGUA            1195,0              3

——————————————————————————

          CLUBE ATIRAD. POMERO            1188,0                4

          S.A. RIO SELLIN                               1188,0                5

          S.E.R.1 DE JANEIRO                       1188,0                6

          S.D.C.C.JOINVILLENSE                 1187,0                7

          CCT.FREDERICO DONNER          1183,0               8

          C.C.T. RIB.ITOUPAVA                    1169,0                9

          CAMPO BOM – RS                             1151,0              10

          C.C.T. DIAS VELHO                          961,0               11

Torneio da Amizade:

*Individual:

1º Lugar – Fabricio Ulber                       100 pts.         CCTAB

2º Lugar – Marcelo Belli                         100 pts.          CCTAB

3º Lugar – Vicente Kohler                      100 pts.          CCTAB

4º Lugar – Fabio Imhof                           100 pts.          CCTAB

5º Lugar – Pedro Ohlweiler                     99 pts.           CCTAB

*Equipe:

CCTAB         598 pts.(Brusque)

15 NOV.        576 pts.(Campo Bom)

*Rei Do Clube:

Rei              Armando Jair Imhof  (CCTAB)       

1º Cav.        Rogerio B. Nobrega   (CCTAB)  

2º Cav.        Daniel D. Imhof   (CCTAB)  

*Rei Do Dia:

Rei              Jonathan Haenchen

1º Cav.        Rogerio Barbosa Nóbrega  (CCTAB)  

2º Cav.        Ovidio Reichert  (CCTAB)  

Além disso, nas premiações de Medalha Individual, o Clube Caça e Tiro garantiu o terceiro lugar na categoria A, com Fabricio Ulber (100 pontos); o primeiro lugar na categoria D, com Pedro Adolfo Ohlweiler (99 pontos); e o primeiro lugar na categoria Veterana, com Vicente Kohler (100 pontos).

Já no Troféu Individual, o atirador brusquense Marcelo Gartner Belli conquistou o terceiro lugar (com 100 pontos), e garantiu ainda a segunda colocação no Prêmio Individual (Categoria B – 200 pontos). Além dele, Fabricio Ulber alcançou a 13ª posição (Categoria C – 199 pontos) e Fernando Ulber a 15ª colocação (Categoria B – 199 pontos) também no Prêmio Individual.

por Assessoria de Imprensa

Publicado por Olhar do Vale

Avalie essa notícia

Os comentários serão analisados pelo editor do site e podem ser excluidos caso contenham conteúdo discriminatório, calunioso ou difamador. O nosso objetivo é promover a discussão de ideias entre os internautas. Esteja ciente que comentando aqui você assume responsabilidade pela sua opinião.